Leandro Karnal lança o livro Diálogo de Culturas

Chegou às livrarias o livro Diálogos de Culturas, escrito pelo historiador e professor Leandro Karnal. A obra, da Editora Contexto, reúne crônicas sobre os mais variados assuntos, mas mantém focos centrais inalterados: tolerância, conhecimento de si, raízes históricas de processos e combate ao preconceito. Preço: R$ 35,00.

Com rigor histórico aliado a um texto delicioso, Karnal aborda desde datas comemorativas até a amizade, passando por amor aos livros, educação e busca da felicidade. É ele, instigado pela possibilidade de provocar seus leitores, quem aborda o objetivo da nova publicação.

“Escrever sobre muitos temas é um desafio curioso. Tenho uma formação profissional na área de história e um olhar treinado para questões específicas. Ao dirigir esse olhar para fora do meu gueto, compreendo coisas novas num processo recíproco de aprendizado”, diz. “O livro é fruto do desafio de considerar a possibilidade do diálogo entre áreas distintas e cruzamento de temas diversos”.

Leandro Karnal-livro-lançamento

Leandro Karnal leciona há 30 anos

Em 192 páginas, a obra reúne textos do historiador publicados desde julho de 2016 em O Estado de S. Paulo. Mas vai além. Trata-se de uma nova edição com intervenções necessárias para sair do formato jornal e encaixar no formato livro. Há ainda artigos atualizados e junções de textos. “Gosto imensamente do desafio de escrever para um público qualificado, mas amplo. É mais complicado fazer um texto curto sobre um tema do que um longo no qual eu possa destrinçar tudo”, relata o autor.

Historiador graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), Leandro Karnal leciona há 30 anos. Atualmente dá aulas na Unicamp. Tem colunas em jornal, rádio e televisão e é palestrante.

Como autor, coautor ou organizador publicou vários livros pela Contexto: Conversas com um Jovem Professor, História dos Estados Unidos, Estados Unidos: a Formação da NaçãoAs Religiões que o Mundo Esqueceu, História na Sala de Aula O Brasil no contexto (1987-2017).

Veja também: 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *