Turismo solidário: hotéis investem em ações sociais

Você já ouviu falar em turismo solidário? É uma forte tendência no segmento! Afinal, programar uma viagem para um destino internacional incrível e se hospedar num hotel de luxo é um sonho. Só esses itens são capazes de proporcionar uma experiência inesquecível. Mas e se der para aliar tudo isso a uma ação social e fazer dessa experiência algo transformador?

É assim que funciona o turismo solidário. Saiba que essa possibilidade já existe em destinos como Peru, Chile e Indonésia. Isso porque hotéis internacionais de luxo apoiam associações e destinam grande parte do lucro mensal arrecadado para ajudar a população carente do local onde o hotel está. Entenda melhor como funciona!

turismo solidario-mulher-criancas
Turismo solidário é tendência nos hotéis de luxo em vários pontos do mundo. Fotos Divulgação

Experimente o turismo solidário

Indonésia

Os proprietários do Hotel Nihiwatu escolheram uma localização privilegiada para estabelecer este que foi eleito o melhor resort de 2016 pela Travel & Leisure: a Ilha de Sumba, na Indonésia. Acontece que, além das belezas naturais, eles encontraram também muita pobreza. E é com o objetivo de contribuir para diminuir essa situação que parte dos lucros do hotel é revertido para a Sumba Foundation.

turismo solidario-hotel-paisagem-indonesia
Parte dos lucros do Hotel Nihiwatu vão para a fundação que cuida da população da Ilha de Sumba.

A instituição existe desde 2001, foi criada por Claude Graves e Sean Downs e está empenhada em diminuir as consequências da pobreza na ilha. Para isso, é fornecida ajuda humanitária, promovendo projetos nas aldeias para melhorar a saúde da população. Além de controlar a malária, dar acesso a água potável e gerar renda. Como também preservar e respeitar a frágil cultura e as tradições do povo da Sombanha.

turismo solidario-hotel-peru-quarto
No Sol y Luna, parte do valor arrecadado pelo hotel também é revertida para a associação que recebe centenas de crianças da região do Vale Sagrado, no Peru.
Peru

Na região do Vale Sagrado, o Sol y Luna é um hotel Relais & Chateaux incrível que valoriza a cultura local com apresentações e excursões diversas. O que poucos sabem é que ele surgiu com o principal objetivo de manter a associação de mesmo nome, criada bem antes dele no mesmo local por Petit Miribel.

De lá pra cá, centenas de crianças passaram a receber cuidados, assistência e educação graças aos milhares de hóspedes que já passaram por lá. Isso porque desde que inaugurou, grande parte do valor arrecado pelo hotel é revertido diretamente para a associação. “Não se trata apenas de uma escola, é um projeto de vida”, constata Petit.

turismo solidario-hotel-altoatacama
Hotel Alto Atacama prioriza os produtos das comunidades da região do deserto do Atacama. É uma forma de contribuir para a redução da pobreza local.
Chile

O hotel Alto Atacama é um dos mais desejados pelos turistas que se propõem a visitar o deserto do Atacama. E exatamente por estar completamente integrado ao meio ambiente desde a idealização de seu projeto, tem como um dos objetivos contribuir para a diminuição das diferenças sociais na região. Na tentativa de combater a pobreza, o hotel procura priorizar os produtos das comunidades locais. Tudo para gerar oportunidades de crescimento econômico.

Além disso, promove a responsabilidade social empresarial, fornecendo subsídios e acordos de pesquisa. Como também incentivando atividades dentro das instalações focadas no patrimônio cultural, empregando materiais e técnicas locais na construção e design de instalações. E ainda promovendo as vendas de artesanato regional.