O Boticário apresenta um novo modelo de loja

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Nesta terça-feira (5), O Boticário apresentou um novo formato de loja que expressa sua grande aposta na evolução do varejo físico. É aquela que faz oferta de experiências para o consumidor. Inspirada em uma botica, como aquela que deu origem à marca há 40 anos, agora com códigos contemporâneos, a nova loja do Barra Shopping (Rio de Janeiro) será a primeira do país neste modelo. A ideia da marca é que seu principal canal de vendas também conte para o consumidor as histórias mais emblemáticas do Boticário e revele a alquimia por trás do desenvolvimento dos seus produtos.

“O Boticário tem a inovação no seu DNA. Somos especialistas em fazer as coisas de um jeito diferente, inovar em processos e produtos. Além de um ponto de vendas e de contato com o consumidor, queremos que nossas lojas revelem a alma do Boticário. Que elas expressem a essência característica da marca – a relação emocional com o consumidor e suas histórias. Para que cada um que passar por ela possa sair muito melhor do que quando entrou”, explica André Farber, vice-presidente de franquias do Boticário .

Por meio de conteúdo com interatividade, aliado a uma estética visual criada para conduzir o visitante às histórias da marca, o novo modelo chega para ser uma experiência complementar ao que as mais de 3.750 lojas da rede oferecem hoje. “Quando contamos tudo que há por trás da criação dos nossos produtos, trazemos o significado que, muitas vezes, vão ao encontro da história de vida das pessoas. E é isso que traz a conexão verdadeira da marca com seus consumidores. Então, planejamos esse espaço para que mais pessoas tenham acesso às nossas histórias. É como se abríssemos um pouco da nossa fábrica, dos bastidores do dia a dia do nosso trabalho para todos que visitarem essa loja”, completa.

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O Boticário mostra processo artesanal

Segundo o executivo, o Rio de Janeiro foi escolhido para a inauguração pela grande relevância da cidade para a marca. “Sabemos que o consumidor carioca é muito exigente, mas também muito interessado em novidades e experiências relevantes. O BarraShopping é o lugar ideal para esse novo modelo, porque tem um fluxo grande de pessoas – tanto que já são clientes da marca quanto que serão atraídas pela novidade”, disse.

As diferenças começam já na fachada. A ânfora, ícone da marca e da perfumaria nacional, ganha destaque em um gradil criado exclusivamente para o novo projeto. No interior, fica evidente a possibilidade de experimentação de todo o portfólio da marca. A bancada de maquiagens é ainda maior do que nas demais lojas, convidando as consumidoras a testarem tudo das linhas Make B. e Intense.

A exposição da perfumaria prioriza os ingredientes, as matérias-primas de alta qualidade e as técnicas exclusivas de produção de cada uma das fragrâncias. O consumidor poderá conhecer o processo artesanal do enfleurage, exclusivo no mundo, usado para a extração do óleo essencial do lírio, principal ingrediente da linha Lily. Ou saber como é armazenado o álcool vínico que dá origem ao Malbec. Em uma tela multimídia, o consumidor vai poder viajar no universo das principais fragrâncias da marca.

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Tecnologia inovadora

“Trazemos para essa loja algumas das tecnologias mais inovadoras do varejo. Mas elas só estão lá porque nos ajudam a contar histórias. É um espaço onde a tecnologia deve ser sentida, não apenas vista. O Boticário é uma marca feita por pessoas, para pessoas. Essa proximidade, esse contato direto que as lojas nos permitem, continua sendo a grande estrela do nosso atendimento e algo que nos diferencia no varejo”, completa Farber.

Por isso também, neste formato de loja o caixa deixa de ter um local fixo. E as consultoras passam a centralizar o contato com a consumidora durante toda a experiência de compra – finalizada em um terminal de vendas individual. Pelo equipamento, a consultora também tem acesso a todas as informações do Clube Viva O Boticário. E também do histórico de compra e preferências de cada cliente, tornando o atendimento ainda mais personalizado.

A mudança também libera mais espaço para áreas de experimentação. A bancada de caixa foi substituída  por uma mesa de relacionamento. Lá estão também as embalagens que finalizam a compras – e as caixas de presente tão icônicas do O Boticário. O projeto é assinado pelo escritório de arquitetura be.bo, dos arquitetos cariocas Bel Lobo e Bob Neri.

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Mais sustentável e mais democrática

A nova loja será um laboratório para testes de materiais alternativos mais sustentáveis, como tintas e vidros criados a partir de material reciclado. “Já avançamos muito ao longo dos últimos anos. Mas a busca por uma operação mais sustentável é constante. As lojas são o nosso principal ponto de contato com o consumidor. Por isso, elas têm um papel fundamental nesse processo. Não apenas para a marca, mas para a mobilização da sociedade como um todo”, complementa.

Parte do material de papel e plástico para visual merchandising também está sendo substituído por telas multimídia. “Já vínhamos testando essas adaptações em outros pontos de venda. Na loja do Shopping Ibirapuera, em São Paulo, toda a comunicação é feita em painéis de LED. Esse é um modelo muito mais sustentável. Gera menos resíduos e diminui muito o trabalho operacional na renovação das campanhas”, diz Farber. “Não tenho dúvidas de que o futuro do varejo passa por questões como a redução dos impactos e desperdício. Estamos estudando formas de ampliar essa alternativa para nossa rede”.


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