Autoestima infantil é discutida em livro

Compartilhe!

Autoestima e imagem corporal são temas do livro infantil A princesa imperfeita, escrito por um grupo de psicólogos e publicado pela Sinopsys Editora. Isso porque uma em cada onze crianças com mais de oito anos de idade está infeliz. É o que aponta um estudo divulgado pela Children’s Society, organização centenária de proteção infantil. Em um meio social onde a aparência é muito valorizada e atrelada a valores pessoais, a baixa autoestima é um fator que pode estar relacionado à essa tristeza, provocando uma série de frustrações. 

Autoestima dos 6 aos 10 anos

A obra dos psicólogos Gabriela Salim Xavier MoreiraSebastião Sousa AlmeidaCarmem Beatriz Neufeld é uma ferramenta para pais, educadores e terapeutas abordarem os problemas relacionados à imagem corporal e autoestima com crianças de 6 a 10 anos.

O livro conta a história de Aline, uma menina que queria muito ser a principal dançarina do festival de balé: a Cinderela. Contudo, a escolhida foi Roberta e Aline ficou muito chateada, justificando a escolha da professora por ser gordinha e Roberta muito magra.

Crianças autoconfiantes

A princesa imperfeita busca auxiliar na tarefa de identificação e de valorização das qualidades das crianças, promovendo a autoestima geral.

“É fundamental que as crianças sejam incentivadas a descobrirem as diversas características que as constituem. Valorizando suas potencialidades ao mesmo tempo em que aceitam seus limites. Tornando-se mais autoconfiantes para cumprirem adequadamente as etapas da vida”, explica Gabriela.

Ela acrescenta que são abordadas as estratégias de identificação dos pensamentos e características positivas que auxiliaram Aline a se tornar mais confiante e satisfeita.

Quem são os autores

Gabriela Salim Xavier Moreira, psicóloga e mestre em Ciências. Doutoranda em Ciências (Área: psicologia). Integrante do Laboratório de Nutrição e Comportamento e do Laboratório de Pesquisa Intervenção Cognitivo Comportamental – LaPICC-USP.

Sebastião Sousa Almeida, professor titular do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Mestre e doutor em Farmacologia. Pós-Doutorado em Nutrição e Comportamento pela Boston University-USA. Coordenador do Laboratório de Nutrição e Comportamento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (SP).

Carmem Beatriz Neufeld, pós-doutoranda em Psicologia. Doutora e Mestre em Psicologia. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental –LaPICC-USP.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *