Imóveis para temporada: dicas para viajar tranquilo

Compartilhe!

Feriados, início das férias escolares e as festas de final de ano levam as pessoas a viajarem e procurar por imóveis para temporada. Nesta época, a OLX registra um alto interesse por anúncios de imóveis para aluguel. Por isso, a plataforma preparou dicas para que, além da melhor experiência online, os usuários também façam uma boa transação e tenham uma estadia tranquila.

Atente-se à busca pelos menores preços. Antes, pesquise os valores da região, sejam de hotéis, pousadas ou outros imóveis. É importante ter uma noção de valores médios e prestar atenção à ofertas com preços muito abaixo da média.

Avalie minuciosamente todas as informações do anúncio. Dê preferência aos imóveis com informações mais completas, descrições maiores e melhores. Além disso, peça fotos.

Desconfie de anúncios não realistas. Porque fotos não condizentes com a descrição ou localização do imóvel são sinal de perigo.

Imóveis para temporada - viagem - férias

Imóveis para temporada: sem dor de cabeça

Tire todas as dúvidas sobre os imóveis para temporada com o contato do anúncio. Use o chat e, quando houver o interesse de fato, ligue no telefone informado para validar o número. Aliás, não hesite em perguntar e tirar todas as dúvidas.

Ligue para o condomínio ou para imóveis vizinhos. Busque o telefone na internet, se necessário, e confirme a existência da casa e da locação. Use ferramentas e aplicativos de localização para checar a veracidade do imóvel. Verifique no mapa se as informações estão de acordo com o explicado pelo locatário. Se possível, visite o imóvel antes de efetuar a locação.

Formalize um contrato na hora da locação. Verifique se os dados condizem com o que foi negociado. Não se esqueça de discriminar tipo e número de cômodos, garagem, entre outros detalhes. Se o imóvel for mobiliado, inclua no contrato a descrição da mobília, a relação de móveis e utensílios e o estado de conservação.

Os contratos devem possuir cláusulas que buscam assegurar que nenhuma das partes seja prejudicada. Elas incluem valores da locação, período, quantidade máxima de pessoas para o imóvel, além de dados dos responsáveis, como RG e CPF.

Imóveis para temporada - viagem - férias

Muita cautela sempre!

Verifique se os dados do contrato conferem com os do proprietário do imóvel. E também solicite uma cópia/foto da escritura/IPTU que auxilie na comprovação.

Se possível, faça uma vistoria no imóvel com o responsável do anúncio e/ou proprietário. Além disso, liste toda a relação de móveis e utensílios. Ao fim da locação, faça nova vistoria.

Evite fazer depósitos antes de se certificar da veracidade dos dados e de confirmar a existência do imóvel.

Fique atento: o prazo do contrato de aluguel para temporada não pode ultrapassar 90 dias. Nesse tipo de negociação, é permitido ao locador cobrar antecipadamente o pagamento do aluguel e encargos. Porém, para evitar contratempos, o Procon não aconselha que o consumidor pague o valor integral de forma antecipada.

Exija recibo discriminado de todas as quantias pagas. Aliás, a OLX disponibiliza dicas para o momento da negociação em seu site. É possível consultá-las aqui. 



Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *