Enem descomplicado com Fabiano Oliveira

O professor Fabiano Oliveira, famoso em Sergipe por inovar em sala de aula, lançou um programa para o Enem e concursos nas redes sociais! Por conta dessa dinâmica, no ano passado, ele ganhou o Prêmio Professores no Brasil na fase estadual e em 2018 foi considerado professor destaque.

Clube das Comadres já trouxe várias reportagens mostrando a evolução do seu trabalho que, pelo jeito, não para de crescer. Desta vez, Fabiano Oliveira criou o Programa Espaço Enem, indicado para quem procurar estudar de forma divertida. Mais uma vez, conversamos com o professor nota 10.

Enem - professor - fabiano oliveira

Enem com Fabiano Oliveira

Como surgiu a ideia do Programa Espaço Enem?

“As tecnologias devem ser usadas em prol da educação. Diante disso, criei um canal do Youtube para postar dicas voltadas para concurso e Enem. Sempre fui cobrado pelo público, que pede um canal ou vídeos em redes sociais. O formato foi pensado tendo em vista a rapidez da informação. Por isso, as redes sociais foram escolhidas para o conteúdo. O programa é gravado em Manaus, onde estou em temporada para um projeto nacional. É um programete de apenas 5 minutos que traz interatividade e dicas para o Enem. Terei diversos convidados e, inclusive, participação de alunos. Irá ao ar em todas as minhas redes sociais às terças e sextas, às 8 horas. Trago uma linguagem mais simples, rápida, dinâmica e conteúdos através de música, paródia, análises de textos e a participação de diversos professores de todo o Brasil. Além de psicólogos, jornalistas e profissionais da educação”.

Como funciona o programa?

‘Para dinamizar, o programa terá rápidos quadros, dentre eles o Linguaruda, em que falo sobre erros de grafia em redes sociais, com x ou ch, s ou z? Além disso, Dicão do Enem e Qual é a dica, professor?, quadro em que convido professores de todo o Brasil para darem macetes de suas disciplinas. Essa interação com outras culturas e sotaques através do vídeo dará ao Espaço Enem um tom de diversidade”.

Quais conteúdos e qual público?

“O Espaço Enem trará todos os conteúdos do exame. No programa, não teremos apenas língua, literatura e redação, mas todas as outras disciplinas. A cada programa, várias dicas especiais que facilitarão a aprendizagem e a retenção do conteúdo. O principal público é o aluno da escola pública e a sociedade em geral, visto que em diversos momentos teremos assuntos relacionados à cidadania e à cultura de modo geral. Para os concurseiros, será pensado um quadro mais gramatiqueiro, voltado para a norma padrão da língua”.

E a seleção dos conteúdos?

“A seleção é criteriosa, pois filtro as questões que mais se repetem no exame. Compreensão textual, significação das palavras, leitura de imagem, uso e tipos de linguagem e tipologias textuais são assuntos que não ficam fora nas provas de linguagens. Além disso, algumas escolas literárias como modernismo e romantismo e o diálogo com a música. Tudo isso foi pensado para ser levado ao vídeo de forma simples e eficaz, e principalmente, atrativa.É desafiador assumir novas posturas diante do cenário que coloca a tecnologia como ferramenta no auxílio do processo de ensino-aprendizagem. O novo sempre me atraiu, mesmo que as incertezas sejam as únicas certezas que tenho”.

Enem - professor - fabiano oliveira

E o grande diferencial do programa

“O grande desafio estar em unir profissionais de diversas áreas da educação, adequando uma linguagem. Eu gosto de unir a gramática e a literatura ao uso das tecnologias. É um desafio diário fazer com que o aluno aprenda através das tecnologias, visto que muitas vezes, são usadas apenas como lazer e não como instrumento para aderir conhecimento. Usar as redes sociais para estudar é um desafio, é um comportamento que, de modo geral, não está inserido na cultura do jovem brasileiro. O grande desafio do programa é ser interativo com o jovem e com o público em geral, para isso, quadros como o Língua linguaruda é uma promessa do Espaço Enem”.

Quais as expectativas da expansão do projeto para uma TV aberta?

“Gosto de projetos bem definidos, mas, que não sejam repetitivos. A inovação me atrai, para levar um programa à TV tenho que acreditar que algo novo esteja chegando ao público. Já havia sido convidado para colocar um programa semelhante em TV aberta, mas por questão de tempo e agenda, não tive como conciliar. Somente agora, pude lançar e formatar da forma como quero. O Espaço Enem é um programete, ou seja, um quadro de um programa maior, que espero lançar em breve. Muitas surpresas vêm por aí!”.