Inovação é a criatividade que dá lucro

Inovação é a criatividade que dá lucro. O dono da frase é Roberto Barretto de Carvalho, administrador de empresas, palestrante e consultor de empresas. Autor dos livros  de gestão empresarial Salve-se quem Souber e Enxergando o Óbvio, ele também é diretor fundador do Centro de Idiomas Brasillis, criado em 1992. Segundo Carvalho, para sobreviver à crise, o ideal é ser criativo, se informar. É preciso colocar inovações na empresa. O administrador escreveu um artigo com esse foco para o Clube das Comadres.

Cresce o número de empresas que, por conta das dificuldades enfrentadas pela crise financeira, opta por encerrar as atividades. O empresário, o empreendedor, certamente deve procurar novos caminhos, tentar inovar, fazer ajustes no seu planejamento estratégico para que possa superar a crise.

Para sobreviver à crise, o ideal é ser criativo, se informar. É importante que se parta para outro desafio, com novas propostas, para ajustar o planejamento estratégico. Coloque inovações na empresa para que, fazendo coisas diferentes, receba resultados diferentes, caso veja que não há mais campo para o seu empreendimento.

inovação-e-a-criatividade-que-da-lucro-clube-das-comadres1

Muitas pessoas são criativas, mas pouquíssimas são inovadoras. A inovação é algo completamente “artístico”. Muitas pessoas desinformadas estão banalizando essa palavra, dizendo frases como: “na minha empresa inovamos todos os dias!”.

Muitos confundem inovação com criatividade. Por exemplo, se você cria um pequeno robô que na hora do futebol, enquanto você está sentado no sofá, ele vai até a geladeira, pega uma bebida e leva até você, isso é muito criativo. Mas não é necessariamente uma inovação. Se você criar vários robôs e colocá-los à venda e conseguir vendê-los, aí sim, é uma inovação. Ou seja, inovação é a criatividade que dá lucro!

inovação-e-a-criatividade-que-da-lucro-clube-das-comadres2

Inovação em mundos e cenários diferentes

Entre os maiores bens de uma empresa, destaco dois: a sua credibilidade e o seu capital intelectual. A força da empresa está diretamente ligada ao número de funcionários capacitados a produzir conhecimento. Neste ambiente, a captação de dados torna-se a grande e poderosa ferramenta na produção do capital intelectual. Cercada pelas pessoas certas, com treinamentos e reciclagens constantes para os funcionários, qualquer empresa estará bem encaminhada.

Além da credibilidade e do capital intelectual, o empresário deve ter espírito empreendedor. Isto é, se adaptar às mudanças do mercado e da economia, usando sua criatividade para manter sua empresa com boa saúde financeira e também inovadora. Porém, na realidade, existem muitos empresários que não possuem espírito empreendedor. Tornaram-se empresários por circunstâncias da vida.

inovação-e-a-criatividade-que-da-lucro-clube-das-comadres3

Quando se abre um empreendimento, é importante saber que o cenário político, econômico e social muda o tempo inteiro. Quando fundei o Centro de Idiomas Brasillis, em 1992, não havia internet, não se falava em terceirização, quarteirização, globalização, etc. Hoje, 25 anos depois, o mundo possui um cenário completamente diferente e não é inteligente o empresário achar que fazendo a mesma coisa, o seu resultado vai ser igual em mundos e cenários diferentes.

Exemplo de criatividade com lucro

O empresário que começa um planejamento estratégico bacana para sua empresa, mas não vai ajustando ao longo dos anos, está fadado a matar esse empreendimento lá na frente. É importante ter um grande planejamento estratégico, mas saber fazer a leitura dos cenários para que o sucesso tenha continuidade.

inovação-e-a-criatividade-que-da-lucro-clube-das-comadres4

O empresário tem que fazer o planejamento estratégico da empresa focado nas informações do país, mas colocando a responsabilidade maior no seu esforço, a partir de seus objetivos. Acreditar em promessas de governantes de redução de impostos e incentivos só vai fazer a sua empresa perder tempo e não investir no que tem que investir.

Durante todos esses anos, o Centro de Idiomas Brasillis fez uma mudança gradativa no seu planejamento estratégico mudando sua atuação para as áreas online. Nos últimos três anos, uma mudança mais agressiva. Hoje, 90% de todos os nossos clientes estudam em outros países e em outras cidades. Estudam online e ao vivo e contam com um curso regular que possui certificado reconhecido internacionalmente. Isso foi uma inovação. Criatividade com lucro!

inovação-e-a-criatividade-que-da-lucro-clube-das-comadres5
Roberto Barretto de Carvalho, administrador de empresas, palestrante e consultor de empresas. Foto Selmy Yassuda/Divulgação