Dia do Desafio mobiliza mais de três mil cidades

O Dia do Desafio, tradicional evento que reúne milhares de pessoas pelo mundo em torno do incentivo à prática regular de atividades físicas e esportes, chega em 2017 à sua 23ª edição. Sob coordenação do Sesc SP no continente americano desde 2000, neste ano o Dia do Desafio ocorrerá em 31 de maio, quarta-feira, em quase 3 mil cidades e em 18 países. É uma competição saudável para ver qual delas mobiliza mais pessoas para prática de atividade física.

Dia do Desafio mobiliza mais de três mil cidades - Clube das Comadres2
Aula de Parkour é uma das atividades realizadas pelo Sesc SP no Dia do Desafio. Foto Julio Ricco/Divulgação

Atenta às mudanças de hábitos, essa edição do Dia do Desafio propõe uma forma de participação mais ativa e engajada. Além da competição entre as cidades. A ideia é que pessoas que já tenham o hábito de mexerem, influenciem e desafiem amigos e familiares a acompanhar. E para aqueles que buscam um motivo para mudar de hábito, encare este desafio. Confira a programação completa aqui.

Dia do Desafio mobiliza mais de três mil cidades - Clube das Comadres3
Aulas de hidroginástica também serão realizadas nas unidades do Sesc no Dia do Desafio. Foto Dayvison Domingues/Divulgação

Aqui no Brasil, o Sesc e seus parceiros promovem uma série de atividades da 0h até às 21h no dia 31 de maio. A programação prevê caminhadas; passeios ciclísticos; jogos e brincadeiras; recreação para crianças, adultos e idosos. Além da demonstração e vivências de modalidades esportivas tradicionais, como futebol, vôlei, handebol e diversas outras atrações. Também haverá ações feitas em empresas e as atividades praticadas nas escolas e nas academias. Cada participação conta ponto para o resultado final das cidades.

Dia do Desafio mobiliza mais de três mil cidades - Clube das Comadres1

Dia do Desafio: vamos participar?

Vale ressaltar que além da disputa entre municípios, o evento contará também com a categoria Autodesafio, em que a cidade tem o desafio de superar o número de participantes da edição anterior. “O Sesc realiza o Dia do Desafio desde 1995. Em que pesem as mudanças sociais ocorridas no período, a busca pela mobilização da sociedade por meio da atividade física apresenta-se como ocasião inspiradora para que o movimento seja cada vez mais inserido como prática cotidiana dos habitantes”, ressalta Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo.

Dia do Desafio mobiliza mais de três mil cidades - Clube das Comadres4
Aulas de karatê para quem quer testar sua capacidade física e inteligência no Dia do Desafio. Foto Dayvison Domingues/Divulgação

“Para a efetividade dessa mobilização, a aproximação com as prefeituras e instituições dos diversos setores oferece laços para a colaboração mútua, que reverberam em benefícios para a sociedade em geral”, continua.

Criado nos anos 1980 no Canadá, o Dia do Desafio tem como proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades. O Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA – The Association For International Sport for All. Conta com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO. É realizado pelas prefeituras municipais em parceria com secretarias estaduais, ONGs, escolas, empresas, universidades, academias e outras instituições.