Dieta para viver sem estresse nem ansiedade

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Recentemente, informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) fizeram com que muita gente fosse atrás de uma dieta para sair das estatísticas. Foi constatado que 9,3% da população brasileira têm algum tipo de transtorno de ansiedade.  Outro dado preocupante é quanto ao estresse. Mais de 70% da população brasileira sofre com o problema.

O que a grande maioria da população não sabe é que a nossa alimentação pode melhorar esses sintomas. A nutricionista Aline Quissak resolveu fugir do tradicional e priorizar as propriedades terapêuticas dos alimentos. Ela vincula o prazer da alimentação com o bem-estar. Por isso, criou receitas que ajudam principalmente a aliviar os sintomas de estresse e ansiedade.

Com especializações no exterior nas áreas de oncologia, síndrome metabólica, psicologia da Nutrição e nutrição esportiva, Aline desenvolveu uma linha de pesquisa exclusiva. Para ela, uma alimentação saudável não implica exclusivamente no lado estético. Mas pode alterar os níveis de estresse, ansiedade e até a disposição no dia a dia.

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Prato saudável, colorido e repleto de fibras e vitaminas.

Dieta que você encontra no e-book

“Hoje temos diversas vertentes nutricionais, desde as tradicionais, até aquelas mais restritivas, em que as pessoas eliminam certos alimentos da sua rotina. A ideia do projeto é balancear tudo isso, usar a alquimia dos alimentos como aliada do nosso organismo. Unindo três pilares da alimentação: o prazer de comer, a funcionalidade da comida e cultura onde estamos inseridos. Trazendo uma melhor qualidade de vida, sem sacrifícios e restrições desnecessárias”, explica.

Agora, Aline Quissak acaba de lançar a primeira parte desse projeto: o e-book Mood and Food: receitas para reduzir estresse, ansiedade e melhorar seu humor. O livro é uma ferramenta do manifesto criado pela nutricionista intitulado #MinhaMelhorVersão.

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Aline Quissak, nutricionista que desenvolveu uma dieta especial para quem quer viver longe do estresse e da ansiedade. Fotos Divulgação

“O manifesto é algo mais simples do que parece. Por exemplo, quando a pessoa leva uma fruta para o trabalho, automaticamente ela está influenciando aquele ambiente, estimulando as pessoas em volta a tentar algo novo e quebrar seus paradigmas sobre a nutrição, chamando a atenção para práticas simples e saudáveis”, detalha.

“A mudança só acontece se surgir de um impulso interno, não podemos obrigar a pessoa a mudar seus hábitos se ela não estiver disposta a isso. Por isso, dietas da moda não são sustentáveis, uma vez que o resultado é apenas estético e momentâneo, o efeito rebote sempre é a consequência, vem o aumento de peso acompanhado de frustração, compulsão por doces e massas e muitas vezes distúrbios alimentares”, avalia.

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E-book Mood and Food: receitas para reduzir estresse, ansiedade e melhorar seu humor.

Dieta que combate o estresse e a ansiedade

Café da manhã

Ovo mexido com queijo minas padrão, estepe ou ementhal + Salada de frutas de melão, melancia com semente de linhaça + 1 xícara de café expresso

Almoço

Filé de peixe (tilápia, salmão, truta, badejo ou camarão) + Feijão ou ervilha, lentilha ou grão de bico + Folhas verde escuras (principalmente espinafre, couve e rúcula) + Vegetais verde escuros e amarelos (brócolis, cenoura, abobora e beterraba)

Café da tarde

Aveia com banana, canela e coco ralado + Torrada integral com queijo minas padrão ou meia cura

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Jantar

Filé de frango temperado com cúrcuma (açafrão da terra e pimenta do reino) + Espinafre refogado com alho, cebola e azeite + Pedaços de abacate e tomate cereja + 150ml de suco de acerola com limão

Ceia (lanche noturno)

Iogurte integral com 2 castanhas do pará + Chá de melissa com 3 gotas de óleo essencial de laranja doce 100% puro e 5 gotas de própolis.

Dica: durante o dia, substitua o excesso de café preto por chás que aumentam a concentração e diminuem a ansiedade. Prefira chá verde com frutas vermelhas e demais chás frutados com canela.

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3 comentários em “Dieta para viver sem estresse nem ansiedade

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