Dieta para viver sem estresse nem ansiedade

Recentemente, informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) fizeram com que muita gente fosse atrás de uma dieta para sair das estatísticas. Foi constatado que 9,3% da população brasileira têm algum tipo de transtorno de ansiedade.  Outro dado preocupante é quanto ao estresse. Mais de 70% da população brasileira sofre com o problema.

O que a grande maioria da população não sabe é que a nossa alimentação pode melhorar esses sintomas. A nutricionista Aline Quissak resolveu fugir do tradicional e priorizar as propriedades terapêuticas dos alimentos. Ela vincula o prazer da alimentação com o bem-estar. Por isso, criou receitas que ajudam principalmente a aliviar os sintomas de estresse e ansiedade.

Com especializações no exterior nas áreas de oncologia, síndrome metabólica, psicologia da Nutrição e nutrição esportiva, Aline desenvolveu uma linha de pesquisa exclusiva. Para ela, uma alimentação saudável não implica exclusivamente no lado estético. Mas pode alterar os níveis de estresse, ansiedade e até a disposição no dia a dia.

Dieta para viver sem estresse nem ansiedade - Clube das Comadres1
Prato saudável, colorido e repleto de fibras e vitaminas.

Dieta que você encontra no e-book

“Hoje temos diversas vertentes nutricionais, desde as tradicionais, até aquelas mais restritivas, em que as pessoas eliminam certos alimentos da sua rotina. A ideia do projeto é balancear tudo isso, usar a alquimia dos alimentos como aliada do nosso organismo. Unindo três pilares da alimentação: o prazer de comer, a funcionalidade da comida e cultura onde estamos inseridos. Trazendo uma melhor qualidade de vida, sem sacrifícios e restrições desnecessárias”, explica.

Agora, Aline Quissak acaba de lançar a primeira parte desse projeto: o e-book Mood and Food: receitas para reduzir estresse, ansiedade e melhorar seu humor. O livro é uma ferramenta do manifesto criado pela nutricionista intitulado #MinhaMelhorVersão.

Dieta para viver sem estresse nem ansiedade - Clube das Comadres2
Aline Quissak, nutricionista que desenvolveu uma dieta especial para quem quer viver longe do estresse e da ansiedade. Fotos Divulgação

“O manifesto é algo mais simples do que parece. Por exemplo, quando a pessoa leva uma fruta para o trabalho, automaticamente ela está influenciando aquele ambiente, estimulando as pessoas em volta a tentar algo novo e quebrar seus paradigmas sobre a nutrição, chamando a atenção para práticas simples e saudáveis”, detalha.

“A mudança só acontece se surgir de um impulso interno, não podemos obrigar a pessoa a mudar seus hábitos se ela não estiver disposta a isso. Por isso, dietas da moda não são sustentáveis, uma vez que o resultado é apenas estético e momentâneo, o efeito rebote sempre é a consequência, vem o aumento de peso acompanhado de frustração, compulsão por doces e massas e muitas vezes distúrbios alimentares”, avalia.

Dieta para viver sem estresse nem ansiedade - Clube das Comadres 3
E-book Mood and Food: receitas para reduzir estresse, ansiedade e melhorar seu humor.

Dieta que combate o estresse e a ansiedade

Café da manhã

Ovo mexido com queijo minas padrão, estepe ou ementhal + Salada de frutas de melão, melancia com semente de linhaça + 1 xícara de café expresso

Almoço

Filé de peixe (tilápia, salmão, truta, badejo ou camarão) + Feijão ou ervilha, lentilha ou grão de bico + Folhas verde escuras (principalmente espinafre, couve e rúcula) + Vegetais verde escuros e amarelos (brócolis, cenoura, abobora e beterraba)

Café da tarde

Aveia com banana, canela e coco ralado + Torrada integral com queijo minas padrão ou meia cura

Dieta para viver sem estresse nem ansiedade - Clube das Comadres 7

Jantar

Filé de frango temperado com cúrcuma (açafrão da terra e pimenta do reino) + Espinafre refogado com alho, cebola e azeite + Pedaços de abacate e tomate cereja + 150ml de suco de acerola com limão

Ceia (lanche noturno)

Iogurte integral com 2 castanhas do pará + Chá de melissa com 3 gotas de óleo essencial de laranja doce 100% puro e 5 gotas de própolis.

Dica: durante o dia, substitua o excesso de café preto por chás que aumentam a concentração e diminuem a ansiedade. Prefira chá verde com frutas vermelhas e demais chás frutados com canela.