Orientações do Vigilantes do Peso para o verão

Que tal passar o verão com as orientações do Vigilantes do Peso? Afinal, é possível manter a dieta mesmo numa época em que muitas pessoas estão de férias, viajam, curtem dias ao ar livre, na praia ou na piscina. O segredo é ter planejamento! Se está de férias, tenha sempre opções saudáveis em casa para não descuidar da dieta. Se vai curtir um final de semana na praia, programe-se para levar lanches nutritivos e não precisar recorrer às comidas vendidas nos quiosques ou na areia. Confira as orientações super úteis!

Orientações para quem vai para a praia

Aproveite as frutas e legumes da estação! Além de estarem com um preço mais baixo, durante o verão encontramos frutas e legumes ricos em água, que irão ajudar a te manter mais hidratada e saudável. Aposte em abacaxi, acerola, ameixa, coco verde, laranja pera, manga, melancia, melão, pêssego, uva, pepino, tomate, rabanete e aipo.

• Leve seu próprio lanche. Muitas vezes, não temos boas opções de comida ou lanches nas praias. Procure levar bastante água, sucos naturais, sanduíches leves feitos com pão integral, além de frutas.
  • Frutas ricas em água são ótimas opções para se manter hidratado. Invista em abacaxi, pera, melancia, melão e uvas. Deixe as frutas na geladeira no dia anterior e leve em uma bolsa térmica para mantê-las geladas. Assim a sensação de refrescância será maior.
  • Evite comprar alimentos comercializados na areia. Espetinhos de queijo, frutos do mar e sanduíches com maionese mal armazenados e expostos ao sol podem estar contaminados e provocar doenças transmitidas por alimentos. Caso precise comprar alguma coisa, opte por alimentos industrializados, como bebidas em copos ou garrafas e picolés.

orientacoes-do-vigilantes-do-peso-para-o-verao-clube-das-comadres1

Mantenha-se hidratada!

Com as altas temperaturas, perdemos muito líquido através do suor. Quando temos a sensação de sede, é porque já perdemos uma boa parte da hidratação do organismo. Por isso, manter-se adequadamente hidratado é a chave para sentir-se bem durante todo o verão!

• Beba bastante líquido. Além de água, também podemos aumentar nossa ingestão de água de coco, sucos naturais, mate, chás gelados, frutas e legumes ricos em água, como o abacaxi, a melancia, o chuchu e o tomate.
  • Experimente água aromatizada. Dê sabor à água adicionando rodelas de limão, laranja, pepino ou abacaxi, morangos em pedaços, folhas de hortelã ou manjericão, gengibre ou outros ingredientes à sua escolha. Experimente utilizar água com gás par ter uma nova experiência!
  • Prepare seu próprio picolé. Utilizando sucos naturais e forminhas próprias para picolé, você vai garantir sua hidratação com muito mais sabor. Sucos de frutas como maracujá, melancia, goiaba e tangerina são ótimas opções para fazer seu picolé caseiro.
  • Evite excesso de bebidas alcoólicas. Consumir bebidas alcoólicas em excesso levam a uma maior perda de água, principalmente através da urina. Caso faça consumo de bebidas alcoólicas, o ideal é também beber bastante água.

orientacoes-do-vigilantes-do-peso-para-o-verao-clube-das-comadres2

Orientações se for comer fora

Evite fazer exercícios físicos prolongados embaixo do sol. Nunca permaneça muito tempo em jejum ou sem beber água. Você pode ficar desidratada, sentir tonturas, dores nos olhos e na cabeça e até sofrer algum tipo de acidente.

• Na praia ou em passeios ao ar livre, procure ingerir bastante líquido. Escolha sempre comer frutas, legumes, sanduíches de pão integral com proteínas magras como peito de peru light ou queijo cottage.
  • Pesquise o cardápio do restaurante que vai visitar. Procure optar pelas carnes grelhadas, legumes cozidos, arroz ou massa integrais e molhos leves, como os à base de tomate ou legumes, iogurte natural ou ervas.
  • Evite frituras, alimentos gordurosos ou com excesso de sal, principalmente se for fazer alguma atividade ao ar livre. O organismo demora para digerir esses tipos de alimentos e você pode ficar desidratado ou sentir-se mal.
  • Receba seus amigos em casa com petiscos saudáveis e refrescantes. Prepare iras de cenoura e aipo com molhos à base de iogurte natural ou queijo cottage e ervas. Espetinhos de frutas variadas, água aromatizada com limão e hortelã, queijo branco e tomate cereja temperados com manjericão. Use a sua criatividade!