Receitas fáceis para turbinar sua dieta

Compartilhe!

Tomar um copo de água em jejum acelera o metabolismo? O que é melhor, grão-de-bico ou lentilha para emagrecer? E chá de capim-limão, ajuda mesmo a desinchar? A nutricionista Vanessa Gama, da Clinica Benesse, do Rio de Janeiro, esclarece todas as dúvidas que pairam na cabeça de quem quer vencer a luta contra a balança!

 

Tomar um copo de água em jejum e logo após uma colher de mel desperta o organismo? “Não há muito fundamento e correlação com a perda de peso. O que normalmente é recomendado é ingerir um copo de água com limão, o que alcaliniza o organismo. O limão é capaz de deixar o pH do corpo mais alcalino, favorecendo os processos metabólicos, o que auxilia, dentre outras coisas, a perda de peso. O mel puro não tem relação com perda de peso direta, sendo apenas um alimento rico em nutrientes , como cálcio e magnésio e, que aumenta as defesas do organismo. É um alimento de alto índice glicêmico, portanto não recomendada a ingestão dele puro para pessoas que desejam perder peso, a não ser em períodos como pós-treino”.

Vale a pena apostar em grão-de-bico e lentilha para emagrecer?
“Grão-de-bico é um ótimo alimento, fonte de proteínas, vegetais e fibras, capaz de promover saciedade. Pode ser consumido cozido em  saladas, na forma de pasta e até de petiscos, quando levado ao forno. A lentilha é uma boa fonte de fibras e proteínas, rica em cálcio, zinco e magnésio. Fortalece o sistema de defesa e pode ser uma boa alternativa ao tradicional feijão, apesar de não ganhar dele em quantidade de proteínas e fibras”.

Tomar suco de cupuaçu ou comer a fruta faz bem à saúde?
“O cupuaçu é rico em antioxidantes, como polifenpois, e vitaminas A e C, por isso combate oenvelhecimento precoce, sendo também benéfico para pele e cabelo”.

Beber chá de capim-limão ajuda a desinchar?
“Capim-limão tem ação calmante, digestiva e antidepressiva. Portanto, é ótimo para pessoas que tem alterações gástricas. Em dietas de emagrecimento, ameniza a ansiedade que pode ser provocada no processo. O chá de erva-doce também tem propriedades calmantes, além disso, combate os gases. Ambos são excelentes, com a única recomendação de que sejam alternados: é sempre bom variar os chás, nunca repeti-los todos os dias. Gengibre e limão também podem ser adicionados, podem ajudar na alcalinização do corpo e na diminuição dos gases. O capim-limão não pode ser consumido por gestantes, pois contém propriedades abortivas”, alerta a nutricionista.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *