Estresse? Pratique exercícios e relaxe!

Compartilhe!

Estresse tira a gente dos eixos! A pele fica sem viço, os cabelos perdem o brilho, o humor desaparece… Para promover um alívio nos sintomas provocados pela rotina estressante, os médicos recomendam a prática de exercícios físicos. E aí, topa?

Estresse superado

“Alguns exercícios estimulam a produção de endorfinas, uma substância natural que proporciona uma sensação de relaxamento e prazer. Consequentemente, as atividades físicas contribuem para aliviar as tensões, diminuem a ansiedade e melhoram a qualidade do sono, diminuindo os níveis de estresse”, afirma Juliana Mouffron Bittencurt, professora da Smart Fit, maior rede de academias da América Latina.

Ela explica que apostar em exercícios, como corrida, caminhada, passeio de bicicleta e aulas de dança, por exemplo, são ótimas opções para quem está começando a praticar atividade física. “Mas não se deve descartar a realização de outros tipos de treino, como os aeróbicos, a musculação e o alongamento para trabalhar o corpo de forma global”, orienta.

Outros benefícios da prática de atividades físicas são a redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol, controle da diabetes, melhora na capacidade pulmonar, na flexibilidade das articulações e no fortalecimento muscular e ósseo. Além da diminuição dos sintomas da tensão pré-menstrual, melhora do humor, aumento da autoestima e da sensação de bem-estar”, reforça a professora.

 

5 atividades contra o estresse

1- Exercícios aeróbicos (caminhar na esteira ou pedalar bike ao ar livre ou a ergométrica). Melhoram a autoestima por gerar um grande gasto calórico.
2- Musculação. Libera endorfina, causando uma sensação de bem-estar. O alívio do estresse é quase que imediato.
3- Alongamento. Melhora a flexibilidade, aumentando a amplitude dos movimentos das articulações.
4- Ioga. Proporciona um relaxamento total do corpo. E a mente também se acalma, o que é melhor ainda!
5- Pilates. Trabalha o corpo de forma global e também a mente, pois exige muita concentração. A sensação de leveza é marcante.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *