Hábitos saudáveis aos 60 anos para viver melhor

Para ter mais qualidade de vida, é preciso cultivar hábitos saudáveis, principalmente após os 60 anos. Quando se é jovem, a gente sempre acha esse papo chato e óbvio. Mas conforme o tempo passa, as consequências das más escolhas surgem. Ainda bem que é possível correr atrás dos prejuízos. Como? Seguindo  três hábitos saudáveis: boa dieta + prática de exercícios físicos + horas de sono.

Na maturidade, o nosso corpo passa por uma fase de transformações: pele, cabelo, altura, audição, visão e ossos mudam seu funcionamento. “As alterações físicas modificam o estilo de vida, mas temos que nos planejar e nos adaptar a esse processo natural”, explica a médica geriatra Clarissa Mayumi Sano Chaib, da Cora Residencial Senior, rede de Instituições de Longa Permanência para Idosos.

A indicação para atingir a longevidade é que sejam mantidas rotinas que fazem bem. E também inserir outras atividades que proporcionem prazer e estimulem a mente e o corpo. Mas quais as dicas para aproveitar os anos dourados da melhor idade?

hábitos saudáveis-aos-60-anos-para-viver-melhor-clube-das-comadres1

Hábitos saudáveis para melhorar sua vida

Up grade na rotina: normalmente, nessa fase da vida, é comum tirar o pé do acelerador e adotar uma rotina mais tranquila. Que tal encontrar velhos amigos para jogar conversa fora? Ou se dedicar a um novo hobby como cantar? Aprender uma nova habilidade, um outro idioma? Fazer algum sonhado passeio que foi deixado de lado por conta das horas puxadas de trabalho?

Planejar coisas que dão prazer: a socialização ainda é uma atividade importante. O que acha de organizar uma viagem para Las Vegas, Nordeste do Brasil ou qualquer parte do mundo e fazer novos amigos? E, para quem gosta de colocar a mão na massa, o que acha de realizar uma manutenção no jardim?

Massa muscular fortalecida: é necessário praticar regularmente exercícios ao menos três vezes por semana, com 30 minutos de duração cada sessão. É essencial que o corpo permaneça com flexibilidade e força para realizar atividades simples que, com o tempo, se tornam difíceis: caminhar médias distâncias ou pegar algo que caiu no chão. Uma dica para manter o físico é se dedicar às aulas de musculação ou pilates.

habitos-saudaveis-aos-60-anos-para-viver-melhor-clube-das-comadres2

Dieta balanceada: a alimentação deve ser rica em fibras e com alto teor de nutrientes como verduras, frutas, legumes e cereais integrais. Para combater a osteoporose, invista em alimentos ricos em cálcio.

Boas horas de sono: dormir em torno de 7 horas por dia tem papel revigorante e previne doenças como hipertensão, obesidade e depressão, além de ajudar na memória.

Adotar medidas simples no dia a dia garante saúde e equilíbrio no processo de envelhecimento. É com muita vitalidade e cheio de planos que vários idosos estão se tornando centenários”, finaliza a geriatra.