Medidas preventivas para um outono sem alergias

Compartilhe!

É só o tempo mudar que as crises das doenças respiratórias voltam, mas há medidas preventivas para evitar o pior. “O tempo seco e mais frio desta época, assim como mudança brusca da temperatura, são os principais gatilhos da doença”, alerta a médica Anna Luiza Soares Porto Gonçalves, especializada no atendimento de doenças alérgicas. A especialista escreveu um artigo reforçando que cerca de 30% de pessoas são afetadas com alergia respiratória anualmente. E repassou alguns conselhos para colocarmos em prática no dia a dia para evitar mais problemas alérgicos. 

Medidas preventivas para um outono sem alergias - Clube das Comadres1

Outono está chegando e chegam também as mudanças de tempo e as temperaturas mais baixas. É só o meio do ano se aproximar para as crises voltarem a ser frequentes.

O tempo seco e mais frio desta época, assim como mudança brusca da temperatura, são os principais gatilhos da doença. Atentar que as crianças e os idosos são os mais afetados.

Uma queixa muito comum é: “Doutora, o tempo muda, meu filho muda junto…”. Como controlar o tempo? Tarefa um tanto ingrata Último levantamento global indica que cerca de 30% de pessoas são afetadas com alergia respiratória anualmente. E esse índice tende a crescer cada vez mais.

Medidas preventivas para um outono sem alergias - Clube das Comadres2

Doenças respiratórias: medidas preventivas

O outono é considerado por nós, especialistas, a estação do ano que mais tem doenças ligadas ao sistema respiratório. A grande preocupação é que muitos dos sintomas alérgicos são confundidos com resfriados.

Sugere-se procurar auxilio médico para orientação em relação às medidas preventivas e medicações indicadas para cada caso. O que podemos fazer? Existem sim algumas medidas preventivas ao nosso alcance. A prevenção é a melhor opção para reduzir os sintomas da alergia! Seguem algumas dicas que mudam a história da doença!

Medidas preventivas para um outono sem alergias - Clube das Comadres3

Orientações de prevenção

♦ Casa aberta e arejada. Vento não faz mal. A tal corrente de ar ajuda a não acumular poeira, fungos e pólen.

 ♦ Caminhadas ao ar livre! Atividade física ajuda a elevar a imunidade.

♦ Hidrate-se. Beber água nesse período é fundamental.

 ♦ Reforce os cuidados na higiene da casa.

Medidas preventivas para um outono sem alergias - Clube das Comadres4

 ♦ Lave as roupas guardadas do inverno antes de usá-las. Podemos guardá-las limpas, mas com o tempo acumulam-se ácaros e poeira.

 ♦ Lave as narinas com soro. Pelo menos duas vezes ao dia.

 ♦ Evite ambientes fechados! Também evite aglomerado de pessoas, reduzindo a transmissibilidade de resfriados, comuns nessa época.

♦ Veja com seu médico a indicação da imunização contra a gripe.

 ♦ Temos grupos de risco que são contemplados. Imunize-se!

Veja também:

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *