Educadora orienta gestantes em todas as etapas

Compartilhe!

A psicóloga Renata Monteiro é doula, hipnoterapeuta e coach, atua como terapeuta e educadora pré e perinatal. Faz atendimentos presenciais e à distância, ajudando a gestante desde o início da gravidez até o pós-parto.

Afinal, a gravidez é um momento especial na vida da mulher, mas com ela também pode trazer insegurança, ansiedade e muitas dúvidas. Quem precisar de uma força extra pode contar com a ajuda de uma profissional especializada, amparando e orientando a gestante para atravessar todas as etapas sem estresse. O Clube das Comadres procurou Renata Monteiro para dar dicas de como ficar bem antes, durante e depois do parto.

Educadora pré e perinatal - Renata Monteiro - doula
Renata Monteiro, educadora para gestantes: apoio antes, durante e depois do parto.

Bate-papo com a educadora

Como escolher os profissionais que cuidarão da gestante?

“Converse com vários antes de decidir e aproveite o momento para tirar dúvidas. Perceba que profissionais estão mais alinhados com o que você deseja. Confiando no profissional, você ficará mais relaxada na gravidez e durante o trabalho de parto, liberando os hormônios que deixam o parto fluir mais facilmente”.

Quais os critérios para escolher a maternidade?

“Não economize nas visitas.  Conheça as instalações e equipes. Pesquise com outras mulheres que tiveram bebê no mesmo local.  Se o seu atendimento é pelo SUS, saiba que se você chegar em um estágio mais avançado do trabalho de parto, você será atendida. Mesmo que não seja em sua unidade de referência. Então, não se limite a conhecer apenas ela”.

A gestante deve mudar radicalmente a alimentação?

“Tenha uma boa alimentação, ingerindo principalmente legumes, verduras, frutas e carnes magras. Pratique atividades físicas leves. Cuide da higiene. Tenha momentos de lazer fazendo o que gosta. Os profissionais que estão lhe atendendo poderão dar as melhores orientações para o seu caso específico. Mães e bebês saudáveis evitam intercorrências indesejadas na gravidez e no parto”.

Educadora pré e perinatal - Renata Monteiro - doula

Como evitar o estresse?

“Cuidado com palpiteiros! Dê limites. Evite pessoas baixo astral, tudo que a mulher precisa nesse momento é estar perto de quem lhe dá força e ajuda para colocar o foco no positivo. E muito cuidado também com informações de sites de pesquisa. Na maioria das vezes, eles não só não ajudam como deixam a mulher mais nervosa”.

Como se preparar para a chegada do bebê?

“Quanto antes planejar, melhor! Arrume a casa, organize a nova rotina. Coloque em mente as seguintes questões: preciso mudar algo em casa para receber o bebê? Quem cuidará do bebê? Quem ficará responsável pelo que? Como farei para manter a amamentação? Tudo que você não irá querer após o parto é ter que ficar tomando decisões e resolvendo coisas às pressas”.



Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *