Cães de pelos brancos? Saiba como evitar manchas

Compartilhe!

Os donos de cães com pelos brancos sabem o quanto é difícil mantê-los sem manchas e impedir o amarelamento. Segundo a veterinária Amanda Cologneze, responsável técnica do Laboratório Veterinário Mundo Animal, diferentes fatores podem ocasionar alteração na coloração dos fios. Um deles é a utilização incorreta de shampoos branqueadores, manchando de roxo, azul ou cinza o pelo do animal.

“Isso acontece, na maioria das vezes, quando o produto é aplicado em excesso ou quando o tutor deixa o shampoo agir por um longo tempo nos pelos”, explica a veterinária. Ela também acrescenta que os shampoos branqueadores com silicone e filtro solar nas composições são ideais para manter a cor branca dos pelos, desde que utilizados de forma correta.

Mudanças de pH no organismo dos cães – quando se torna mais ácido – também podem ocasionar alterações na coloração dos pelos. “A luz solar é outro fator, pois queima os pelos e acelera o surgimento de manchas amarelas. A exposição ao sol também provoca a dermatite actínica. Ela ocasiona o aumento da liberação de melanina para tentar proteger a pele do sol. Pode levar a alterações de cor de pele e pelo”, comenta a veterinária.

Cães de pelos brancos Saiba como evitar manchas - Clube das Comadres1

Lave os cães com produtos específicos

A profissional explica que doenças mais sérias, como inflamações e neoplasias, também podem alterar as cores dos fios. “Algumas neoplasias estão relacionadas com os fatores de pigmentação da pele e podem causar essa alteração, principalmente pela exposição do animal ao sol.

A veterinária destaca as manchas ocasionadas pelas lágrimas e pela lambedura excessiva. “Nesses casos, a alteração da cor está relacionada à acidez do pH da lágrima ou da saliva, que queima o pelo do animal, escurecendo-o”, complementa Amanda.

Usar produtos desenvolvidos para cães de pelos brancos é a melhor alternativa para manter o tom claro dos fios. O Laboratório Veterinário Mundo Animal tem em sua linha algumas opções de produtos feitos especialmente para o branqueamento dos pelos.

Veja também:

Compartilhe!

2 comentários em “Cães de pelos brancos? Saiba como evitar manchas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *