Restaurador: curso para edifícios e obras de arte

A essência do trabalho do restaurador é resgatar e preservar a identidade cultural e histórica de lugares e populações. A importância da atuação desse profissional para a sociedade é indiscutível. Além de manter viva a memória de gerações anteriores, o restaurador garante que bens culturais não percam seu valor.

De olho nesse mercado, o Centro Europeu, uma das maiores escolas de profissões do país, com sede em Curitiba (PR), acaba de lançar o inédito curso de Restauro e Conservação De Edifícios e Obras de Arte.

Embora não seja uma atividade recente, já que os primeiros registros no Brasil são datados de 1855, quando a Corte nomeou um restaurador oficial para a Academia Imperial de Belas Artes, o ofício de restaurador ainda carece de profissionais qualificados.

A atividade visa capacitar técnicos para agir diretamente na obra. Seja no desenvolvimento do projeto de arquitetura ou na recuperação e preservação de edifícios e elementos artísticos tais como escultura, telas, pinturas e murais.

restaurador-curso-para-edificios-e-obras-de-arte-clube-das-comadres1
Curso de restaurador começa em 23 de março. Foto Divulgação

Restaurador é profissão em alta

Considerando que nos últimos anos, diversas cidades estão investindo na recuperação de patrimônios culturais e artísticos, a exemplo dos mais de 150 municípios brasileiros catalogados como históricos, a busca por profissionais do segmento tem aumentado significativamente.

De acordo com Rosina Parchen, arquiteta especializada em restauração, responsável pela supervisão do novo curso, a presença de um profissional academicamente preparado para a função é imprescindível.

“Somente o profissional formado em restauro detém o conhecimento necessário para reconhecer as patologias e mecanismos legais da proteção e de cartas internacionais que regem a atuação na área. Sem o entendimento técnico e científico da formação, os danos aos monumentos e elementos históricos podem ser irreversíveis”, detalha a especialista.

restaurador-curso-para-edificios-e-obras-de-arte-clube-das-comadres2
Os alunos terão a oportunidade de participar de atividades práticas em laboratórios e visitas técnicas guiadas a canteiros de obras de restauração e centro históricos.

Aulas começam em março

No curso ofertado pelo Centro Europeu, além das bases teóricas, o aluno terá a oportunidade de participar de atividades práticas em laboratórios e visitas técnicas guiadas a canteiros de obras de restauração e centro históricos.

É destinado a arquitetos, engenheiros, historiadores, artistas plásticos e demais interessados que queiram aprofundar o conhecimento sobre o assunto. O curso, que terá duração de quatro meses, abrange conteúdos variados. Atuação do profissional de restauro no Brasil; legislação no campo de trabalho; antecedentes, confirmação e confrontação da restauração; delineamento das principais correntes teóricas; e artes e arquitetura.

O curso de Restauro e Conservação de Edifícios e Obras de Arte terá início no dia 23 de março. Será realizado na sede do Centro Europeu no bairro Batel (Rua Benjamin Lins, 999, Curitiba). Mais informações pelo telefone (41) 3026-6669 ou no site www.centroeuropeu.com.br

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *