Cacau e seus benefícios para o organismo

Compartilhe!

Fruto usado como matéria-prima para fazer o chocolate, o cacau pode apresentar benefícios à saúde do organismo. É o que esclarece o médico Mohamad Barakat, diretor do Instituto Dr. Barakat de Medicina Integrativa. Segundo ele, o cacau possui substâncias antioxidantes (flavonoides) e estimulantes que podem contribuir com a atividade cerebral, bem como auxiliar no controle do humor.

A forma de consumo do cacau mais comum é o chocolate. Mas será que é desculpa para comer sem moderação? A resposta de Dr. Barakat é não. Ele garante que o chocolate pode ser benéfico apenas se consumido com moderação e em sua forma mais pura, ou seja, com percentual de cacau em sua composição igual ou superior a 70%.

Cacau e seus benefícios para o organismo - Clube das Comadres2
O chocolate faz bem se for consumido com moderação.

O médico ressalta ainda que, sobretudo às vésperas da Páscoa (16 de abril), é preciso ter atenção redobrada para não se render à diversidade de produtos oferecidos e exagerar no consumo. Em grande parte, os chocolates que compõem produtos como ovos e bombons, que são industrializados e compostos de uma série de ingredientes que podem ser considerados antinutrientes, como colorantes e conservantes.

Além de conter grande quantidade de açúcar refinado, leite (geralmente em pó) entre outros produtos que nada têm a oferecer em termos de qualidade nutricional para o organismo. Os chocolates brancos, embora poucos saibam, também não são recomendados. Esse tipo de variação do produto sequer contém em sua massa o cacau. É feito à base de manteiga de cacau, açúcar e leite, ou seja, não têm antioxidantes e ainda são mais calóricos.

Cacau e seus benefícios para o organismo - Clube das Comadres1
O especialista garante que o chocolate branco não contém cacau.

Cacau na lista de alimentos saudáveis

No livro Pilares para uma vida saudável, publicado pela Editora Pandorgade autoria do Dr. Barakat, ele ensina meios para introduzir uma alimentação saudável, com qualidade. Sem perder de vista o sabor das refeições, desde a infância à velhice, entre outras dicas para viver de forma plena e feliz.

O médico atua há mais de três décadas no campo da saúde. Fundador do Instituto Dr. Barakat de Medicina Integrada, tem como bandeiras alimentação e intestino saudável; prática de exercício s físicos; qualidade do sono e controle do estresse; e o equilíbrio do corpo, mente e espírito. São os Quatro Pilares que são a base de sustentação de todo o seu trabalho.

Cacau e seus benefícios para o organismo - Clube das Comadres3
Livro Pilares para uma vida saudável, publicado pela Editora Pandorga, de autoria do Dr. Barakat.

Com um olhar holístico e biopsicossocial sobre o ser humano, Dr. Barakat é reconhecido por defender veementemente o conceito de comida de verdade. Ou seja, uma alimentação isenta de industrializados, embutidos, conservantes, corantes e tantos outros artifícios utilizados atualmente, os quais considera nocivos à saúde do organismo.

Veja também:

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *