Semana do aleitamento materno: até 7 de agosto

Compartilhe!

Até o dia 7 de agosto acontece a Semana Mundial do Aleitamento Materno. É um movimento criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948 e coordenado no Brasil pelo Ministério da Saúde desde 1999. O objetivo é incentivar a amamentação e melhorar a saúde das crianças. Neste ano, o tema será: Amamentação: uma chave para o desenvolvimento sustentável. A Capricho, referência no mercado de fraldas descartáveis há mais de 40 anos, apoia e compartilha a importância da amamentação. Clube das Comadres recebeu a cartilha sobre aleitamento materno preparada pela marca e compartilha os principais pontos.

13932228_805319959568356_110501637_oSemana de conscientização

« Durante o período da campanha, os órgãos de saúde e demais envolvidos vão divulgar informações importantes sobre a amamentação. Afinal, é natural que as mamães, principalmente as de primeira viagem, fiquem inseguras com este momento tão importante para o recém-nascido. Mas por volta da 32ª semana de gestação, as gestantes devem procurar um pediatra para tirar suas dúvidas sobre o aleitamento.

« A natureza é sábia! O corpo prepara os seios para a amamentação naturalmente. Mas você pode ajudar tomando um pouco de sol diretamente sobre os mamilos para fortalecê-los. Use sempre protetor e evite o horário entre 11h e 16h.

« Outra orientação importante: dê preferência a uma maternidade que permita que mamães e bebês fiquem juntos durante a internação. E que a mãe tenha, durante esse período, orientações corretas sobre o aleitamento materno.

« Quem tem mamilos planos ou invertidos pode adquirir em farmácias conchas de plástico com formato especial para ajudar a formar o bico dos seios.

« O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mãe. Auxilia nas contrações uterinas e fortalece o vínculo afetivo entre eles.

« Se por algum motivo você não puder amamentar seu bebê, o pediatra poderá indicar o banco de leite materno ou prescrever uma fórmula infantil.

11555222005_40a6a36570_zColostro: fonte de vitaminas

O colostro é um líquido de coloração amarelada, que sai do peito materno na primeira semana pós-parto. Com ele, a mãe já começa a fornecer uma porção de vitaminas, proteínas, sais minerais e carboidratos, que previnem doenças e ajudam no fortalecimento do sistema imunológico.

Em outras palavras, é a primeira vacina do bebê. O colostro começa a ser produzido muito antes do parto, no último trimestre de gestação. Nessa fase, é comum ocorrer a perda de secreções transparentes em pequenas quantidades. Depois que o bebê nasce, sua produção se estende por mais uma semana. Tempo suficiente para dar ao bebê uma série de nutrientes essenciais.

 

 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *