Mostra de arquitetura revitaliza lar de idosos

Com o tripé da sustentabilidade em seu DNA, a Mostra+Sustentável 2017, em sua primeira edição, promoverá a reforma e readequação de um dos mais antigos pavilhões do Lar dos Velhinhos de Campinas (SP). Após passar pelo retrofit, o espaço abrigará os diferentes setores administrativos que hoje estão descentralizados.

O local foi apresentado ontem (26/4) para os profissionais de arquitetura, decoração e paisagismo de Campinas e região. Ao público, a Mostra+Sustentável será apresentada entre os dias 7 de setembro e 12 de outubro. Será um evento de arquitetura e decoração com formato inovador, formado por manifestações artísticas e opções gastronômicas.

O projeto sem fins lucrativos tem caráter colaborativo, com investimento bem abaixo dos verificados em outros eventos do gênero (aproximadamente R$ 960 mil). É realizado obrigatoriamente em benefício de uma instituição com reconhecida atuação social em Campinas ou na região.

Mostra de arquitetura revitaliza lar de idosos - Clube das Comadres1
Equipe de profissionais da Mostra+ Sustentável já trabalha na revitalização do Lar dos Velhinhos de Campinas. Fotos Divulgação

Mostra realiza um projeto funcional

A propriedade do Lar dos Velhinhos tem no total 72 mil metros quadrados. São nove pavilhões, quatro deles destinados à moradia dos idosos. Atualmente, a entidade acolhe e hospeda aproximadamente 80 idosos desfavorecidos, de ambos os sexos. O espaço total a ser reestruturado pela mostra envolve 2.950 metros² – 850 metros quadrados de edificação, 1.500m² de paisagismo e mais 600m² de rua.

O projeto de arquitetura foi elaborado pelo escritório modelo A4, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Francisco, do campus Campinas, coordenado pela professora Renata Góes, entre o segundo semestre de 2016 e o início deste ano. De acordo com Fernando Caparica, idealizador e coordenador da Mostra+Sustentável, o evento foi a ponte entre a instituição, o ensino, a pesquisa e a extensão.

“O Lar dos Velhinhos apresentava uma demanda real e os alunos, futuros profissionais, tiveram a oportunidade de aprender ao realizarem um projeto funcional, voltado à promoção do bem-estar da comunidade e que constitui um legado tangível para as futuras gerações”, diz Caparica.

Mostra de arquitetura revitaliza lar de idosos - Clube das Comadres2
Os profissionais envolvidos no projeto vão preservar grande parte do imóvel, reutilizando material da demolição.

As obras já estão em andamento

As obras no local já começaram. O primeiro passo foi a demolição de parte da estrutura interna da edificação, o que gerou aproximadamente 300 metros cúbicos de entulhos. Em conformidade aos preceitos sustentáveis da Mostra, os rejeitos foram reciclados e utilizados na pavimentação de uma rua interna.

“Nosso principal objetivo é trazer a questão da sustentabilidade para o dia a dia. Incorporar conceitos e atitudes no cotidiano das famílias que desmitifiquem o tema, porém, sem a pretensão de apresentarmos uma Mostra 100% sustentável. Temos como proposta unir a simplicidade, a sofisticação e a criatividade ao uso consciente dos espaços e dos recursos naturais, por meio da arquitetura, da arte e da gastronomia”, explica o idealizador do evento.

O prédio em estilo colonial e bastante deteriorado estava sendo utilizado como depósito. Suas características originais, de 19004, incluindo as paredes externas, serão mantidas. A estrutura do telhado também permanecerá, mas todas as ripas e telhas foram trocadas. No interior, boa parte das paredes foi demolida para adequação de layout.

Mostra de arquitetura revitaliza lar de idosos - Clube das Comadres3
O Lar dos Velhinhos de Campinas existe desde 1904 e irá passar por uma reforma ampla, cujo resultado será revelado na Mostra+ Sustentável, em setembro.

Trabalho de sustentabilidade

Os sistemas elétrico e hidráulico serão refeitos, assim como a maior parte do piso, que é de taco. Apesar de a edificação não ser tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (CONDEPACC), a mostra promoverá o resgate da história. Por meio da revitalização do pavilhão, bem como da utilização de materiais históricos do Lar dos Velhinhos de Campinas.

“Em todos os ambientes, com exceção de alguns acabamentos utilizados somente durante o evento, as demais intervenções permanecerão no local para uso da instituição”, afirma o idealizador e coordenador da Mostra+Sustentável.

Foi elaborado um manual contendo conceitos sustentáveis, como a questão da acessibilidade, do reuso da água, da energia solar, do emprego de madeira certificada, da inclusão social e da viabilidade econômica, entre outros, para que os profissionais participantes se pautem. A ideia é certificar, ao final da mostra, aqueles que apresentarem os resultados mais alinhados ao propósito da ação.

Mostra de arquitetura revitaliza lar de idosos - Clube das Comadres4

Mostra+Sustentável 2017

Local: Lar dos Velhinhos de Campinas. Rua Irmã Maria Santa Paula Terrier, 300, Vila Proost de Souza, Campinas – SP

Data: 07/09 a 12/10/2017