Organização do armário com as roupas de inverno

Nesta época do ano, há uma preocupação extra com a organização do guarda-roupa para receber as peças de inverno. É hora de tirar peças coringas como jaquetas, casacos, sobretudo e botas. Porém, se elas não foram bem armazenadas podem criar mofo e ficar com mau cheiro. Para evitar que tudo isso aconteça, confira as dicas da personal organizer Luara Faria na hora de organizar o closet para receber as peças de inverno.

Organização do armário com as roupas de inverno - Clube das Comadres 2

Organização básica

« Tire as roupas de inverno e coloque para arejar (sem sol) antes de guardá-las.

« Observe se as peças estão limpas.

« Mesmo limpas, se houver necessidade de lavar devido ao cheiro de guardada, lave antes de voltar às peças para o armário.

« As roupas de verão podem ser guardadas em locais de difícil acesso, já que não serão usadas nesta estação.

Organização do armário com as roupas de inverno - Clube das Comadres 3

« Prateleiras mais altas ou caixas com ventilação são ótimas aliadas neste momento.

« As roupas de inverno deverão ficar à vista, ao alcance dos olhos. As calças e camisas mais grossas devem ser penduradas.

« Os casacos, trench coat e sobretudos devem ficar pendurados em cabides mais resistentes, devido ao peso.

« As malhas e blusas de lã podem ficar dobradas em prateleiras para facilitar na hora de usar.

« Organize as peças por tipo de tecido e por cor. Isso ajuda muito a otimizar o tempo na hora de escolher o que vestir.

Organização do armário com as roupas de inverno - Clube das Comadres4

Cuidado com os sapatos

« Os sapatos também merecem uma atenção especial. Retire todos das caixas de papelão, pois esse material propicia o acúmulo de ácaros e fungos.

« Os calçados de inverno devem estar limpos antes de serem colocados para uso. E toda vez que forem usados, deixe-os arejando antes de voltá-los para a sapateira.

« Os sapatos de verão podem ser guardados em caixas plásticas com ventilação ou saquinhos de TNT. Há varias marcas e modelos em lojas que vendem produtos para organização.

Organização do armário com as roupas de inverno - Clube das Comadres6

Manutenção das roupas de inverno

Peças de couro

Roupas de couro não podem ser lavadas. Para limpar e higienizar essas peças, você deve usar vaselina líquida e deixar secar a sombra antes de voltar para o closet. Atenção: o couro não pode ser dobrado, pois formam vincos que não saem mais. Por isso, casacos, calças e saias desse material precisam ser guardados pendurados.

Peças de camurça

Também não devem ser molhadas. O conselho é a lavagem a seco ou apenas o uso de spray especifico para este tipo de tecido (à venda em sapatarias e grandes mercados). A camurça desbota com facilidade, então evite a lavagem desnecessária.

Peças de lã

Jamais pendure uma peça de lã. Devido ao peso do tecido, elas tendem a ceder e acabam deformadas. A lavagem deve ser feita à mão e nunca centrifugada. Deixe essas roupas secarem à sombra e apoiadas sobre uma superfície plana. Nada de varal!

Organização do armário com as roupas de inverno - Clube das Comadres7

Como evitar mofo no armário

« Retire as roupas do armário e limpe bem todas as gavetas e prateleiras com um pano umedecido.

« Use o pano com uma solução de 1 litro de água com 4 colheres de vinagre branco. Deixe secar bem para voltar as roupas.

« Use giz de lousa branco embalados em saquinhos de voal ou tule nas gavetas e pendure um deles no varão do guarda-roupa.

« Por serem feitos de cal, o giz retém a umidade.

« No mercado, há vários tipos de antimofos, porém prefira os que são feitos à base de sílica. Esses não acumulam água e não correm o risco de danificar a madeira ou alguma peça de roupa caso virem.

« Também há a possibilidade de colocar um sachê de sílica nos bolsos dos casacos, caso o closet seja muito úmido.