Rotary Speto, espeto giratório com pilhas

Um espeto adaptável a qualquer churrasqueira e que gira enquanto o fogo assa uniformemente seu churrasco: esse é o Rotary Speto. É um item que integra a linha de produtos para churrasco do cantor e empresário Sorocaba e que acaba de ganhar uma nova versão, premium, desenhada pelo escritório de design curitibano DDID. Mais informações aqui

Rodrigo Dangelo, gestor de projetos da DDID, afirma que a nova versão do Rotary Speto teve a fabricação barateada em 25,5%, além da diminuição do tempo de montagem em 20%. O produto tem ainda autonomia para girar por 20 horas, com até dois quilos de carne. A capacidade total é de seis quilos ao mesmo tempo.

Motivada pelo sucesso do novo produto no mercado, a DDID decidiu desenvolver também uma estratégia de branding. Ação que resultou na marca Sorocaba Instrumentos para Churrasco e marcou de vez a parceria entre o cantor e o escritório de design. “Além de reduzir os custos e melhorar a usabilidade, ampliamos a percepção de valor do produto. Esse é, portanto, um caso de sucesso capaz de mostrar claramente o que o design pode fazer por um produto, empresa ou marca. E isso vai muito além da estética”, descreve Rodrigo Queiroz, designer e sócio da DDID.

Rotary Speto-churasco-designer

Rotary Speto: designer mais prático

O Rotary Speto foi lançado durante a quarta edição do evento Mr. Moo Churrasco, em julho deste ano. O produto se destina a qualquer pessoa que faz churrasco em casa e agora está à venda na internet, por cerca de R$ 160, em marketplaces como Mercado Livre, Americanas, Submarino e Shoptime.

Para catalisar o sucesso do produto como negócio, a DDID desenvolveu soluções que vão desde a ergonomia até o ruído gerado pelo espeto. “Nós substituímos a parte frontal por uma peça de baquelite. Com isso, reduzimos os custos de fabricação e o ruído de funcionamento. Também ampliamos a proteção contra o calor e melhoramos o encaixe na churrasqueira, deixando o produto mais seguro”, frisa Dangelo.

Rotary Speto-churasco-designer
Cantor e compositor Sorocaba com os sócios da DDID.

O espeto giratório, que funciona por meio de pilhas, também sofreu aperfeiçoamentos nesta parte. No suporte das baterias, foram reduzidos os tamanhos do cabo. Isso deixou o item mais ergonômico e diminuiu qualquer problema de aquecimento das pilhas. Além de facilitar o processo de troca das mesmas. Também houve a troca do botão on/off. Isso ampliou a usabilidade do produto, já que agora não é preciso tirar o porta-pilha para espetar a carne.