Desejo para 2017: ter um relacionamento feliz!

Compartilhe!

Meu desejo é ter um relacionamento feliz! Relacionamento saudável é um dos pilares do bem-estar emocional na vida de qualquer pessoa. Dentre os vários relacionamentos que construímos e vivemos ao longo da vida, o amoroso tem um papel muito especial.

Você já deve ter ouvido falar na cultura do descartável, na vida líquida, no amor líquido. São expressões que traduzem a dificuldade em dar durabilidade a algo, seja material ou na ordem dos afetos.

A atitude de tornar as coisas, situações e pessoas dispensáveis fica cada vez mais presente em nosso dia a dia – a era do consumo, sem sumo!  Não é de se espantar que levemos essa mesma dinâmica para a vida amorosa.

desejo-para-2017-ter-um-relacionamento-feliz-clube-das-comadres1

Desejo de Ano Novo

Na virada do ano, as pessoas tendem a elaborar metas com o intuito de conseguir algo que desejam. Em geral, são propostas relacionadas às conquistas materiais. No entanto, deixam de lado a avaliação sobre a vida amorosa, principalmente porque acreditam que ter um relacionamento saudável e feliz independe das próprias ações.

É importante saber que não existe relação perfeita, sem conflitos e frustrações. O bem-estar é adquirido como resultado de como lidamos com esses desafios. Afirmo, toda relação é uma construção contínua!!!

Então, um novo ano pode ensejar um recomeço. Ou seja, reconhecer que não basta amar, é preciso desenvolver competências para construir e sustentar um relacionamento amoroso saudável e gratificante. Estamos falando de aprender a ouvir, a esperar, a tolerar, negociar. Atitudes necessárias à convivência diária, porém, às vezes escassas.

desejo-para-2017-ter-um-relacionamento-feliz-clube-das-comadres2

Aproveite o clima de renovação

Tendemos a esperar que o outro mude, que faça diferente, que aja como você deseja. Então, quando nenhum dos dois dá o primeiro passo, a distância se torna cada vez maior. Deixamos escapar oportunidades de amadurecer e de crescer em nós habilidades relacionais, como a empatia e a assertividade.

A construção é diária e contínua, como mencionei acima, e pode ser bastante prazerosa. Aproveite o clima de renovação e perceba quais as atitudes e comportamentos que você precisa desenvolver para a construção de um relacionamento feliz. Por exemplo: criticar menos; usar as expressões por favor, desculpas, obrigada. Elogiar algo legal; mandar uma mensagem durante o dia com um “eu te amo”. Reservar momentos juntos de lazer e prazer etc.

Sem dúvida, não é uma tarefa fácil, mas se a relação vale a pena, deixe o orgulho de lado e siga na direção do amor. “Amar dá trabalho”, já ensinava Erick From, psicanalista, sociólogo e filósofo alemão do século XX.

Veja também:

colunista2Iracema Teixeira é psicóloga, doutora em psicologia pela UFRJ, mestre em sexologia clínica (UGF), especialista em educação sexual (UGF/SBRASH). Membro docente associado ao Centro de Psicologia Formativa do Brasil, coligado ao Center for Energetic Studies (CA/EUA). Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana/SBRASH – biênio 2014-2015. Palestrante e conferencista. Colaboradora da Rádio Globo. Contatos: [email protected]/Facebook @amoreseamores /E-mail: [email protected]

Compartilhe!

Um comentário em “Desejo para 2017: ter um relacionamento feliz!

  • 29/05/2017 em 8:05 PM
    Permalink

    excelente conteúdo e muito esclarecedor, estou busncando sobre como melhorar meu desempenho sexual e encontrei as dicas que eu precisava aqui no seu site. Obrigado por compartilhar.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *