Cachos de volta: como fazer a transição capilar

Compartilhe!

Que mulher nunca sentiu vontade de ter de volta os seus cachos? Por mais que existam tecnologias que priorizem a saúde dos fios, o processo de alisar ainda é agressivo.



Em uma época em que as mulheres estão buscando o empoderamento, assumir os cachos tem se tornado comum. É a forma delas se libertarem e dizer não aos padrões de beleza. Mas recuperar os cachos requer paciência e muitos cuidados. Listei algumas recomendações que podem ajudar você a trazê-los de volta.

Cachos de volta como fazer a transição capilar - Clube das Comadres1
Débora Nascimento não abre mão dos seus cachos, que são bem cuidados e belíssimos. Fotos Reprodução

7 regras para reconquistar seus cachos

1-Pare imediatamente com o alisamento: é o primeiro passo para quem quer os cachos de volta. Na minha opinião, essa é a etapa mais difícil. Quando a raiz encaracolada ou crespa começa a crescer, muitas mulheres voltam para as progressivas/alisamentos.

2-Shampoos antirresíduos: eles atingem as camadas profundas dos fios e ajudam a retirar os produtos. Quanto mais você usar, mais rápido a progressiva é eliminada. Cuidado: por penetrar nas escamas dos cabelos, os nutrientes essenciais para os fios também são eliminados. Por isso hidratar pelo menos uma vez por semana é fundamental, principalmente os cabelos crespos que são naturalmente mais frágeis.

Cachos de volta como fazer a transição capilar - Clube das Comadres2
Taís Araújo no cenário do Saia Justa, do GNT: cabelos naturais para fazer parte do novo elenco do programa.

3-Corte moderno: se você confia no seu hairstylist, indico corte bem moderno. Um corte curto, além de estar super em alta, valoriza muito o rosto.

4-Cronograma capilar: não adianta só hidratar, é necessário um mix de tratamentos (hidratação, nutrição e reconstrução). Quanto mais tratado o seu cabelo estiver, “mais domado” ele ficará.

Cachos de volta como fazer a transição capilar - Clube das Comadres3
Juliana Paes curte muito essa fase de cabelos cacheados. Cada hora está com um penteado diferente, mas que valoriza seus cachos.

5-Fuja de novas químicas: existe no mercado produtos que prometem reverter o processo de progressiva. Porém, esses produtos são àa base de tioglicolato de amônia – aquele mesmo usado para alisar o cabelo – que é aplicada rapidamente nos fios (5 minutos), abrindo as cutículas e removendo o agente da progressiva. De acordo com os fabricantes, a promessa é voltar em 60 a 80% da ondulação natural do fio, mas só costuma funcionar quando a pessoa fez apenas uma aplicação de progressiva. Sinceramente, o cabelo fica muito danificado.

6-Use os fios presos: use e abuse dos rabos de cavalo, penteados e tranças. Assim a raiz ficará disfarçada e não incomodará tanto.

Cachos de volta como fazer a transição capilar - Clube das Comadres4
Sheron Menezzes mantém os cachos disciplinados: muita hidratação e produtos específicos.

7-Paciência: essa é a palavra-chave para esse processo de transição, a única forma de ter cabelos naturais e saudáveis novamente é esperar crescer. Espero que tenham gostado, até a próxima!




Veja também:


EVANDRO BURATTIEvandro Buratti é hairstylist, especialista em corte e restauração capilar. Possui curso de colorimetria pelo SENAC-RS e Centro técnico Wella, e curso de especialista em corte pela Academia Werner Coiffeur e Coiffeur Star na empresa Magic Color. Atualmente atende no Rio de Janeiro.  Instagram: @evandroburatti



 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *