Cogumelos: nutritivos, saborosos e não engordam

Os fungos comestíveis (cogumelos) fazem parte da culinária asiática, mas seu uso tem se difundido também em nosso país. Além de saborosos, os cogumelos são altamente nutritivos e não engordam. Com poucas calorias e muita proteínas, vitamina C, fósforo e fibras.

Estudos recentes mostram que a ação antioxidante encontrada nesse fungo combate o Alzheimer, controla a diabetes e o colesterol, aumenta imunidade nas doenças como HIV e possui ação anticancerígena. Com todas essas vantagens, por que não incrementar esse alimento em suas refeições?

Três principais tipos de cogumelos

Eu separei os três fungos mais populares no Brasil. Pesquisas periódicas destacam o alto teor de proteínas, fibras e baixo teor de lipídios (gordura). Mas é importante lembrar que são mais de 30 espécies utilizadas na culinária asiática.

Cogumelos nutritivos, saborosos e não engordam - Clube das Comadres 1

Shitake: faz muito sucesso no Brasil devido ao seu sabor e poderes afrodisíacos. Por isso, na década de 90, começou a ser produzido no mercado interno. Poucas calorias, mas rico em fibras e selênio, responsável pela saúde dos vasos sanguíneos e o bom funcionamento da tireoide, além de ácido fólico indispensável para as gestantes.

Champignon: conhecido como cogumelo Paris, o fungo possui 18 aminoácidos importantes para nossa saúde. Além de cálcio, cobre, ferro e zinco. O champignon é a “carne vegetal“, devida à alta concentração de proteína que substitui os derivados de animais.

Shimeji: rico em vitamina B12, previne osteoporose e impulsiona o sistema imunológico contra alergias, asmas e diabetes. Outro fungo importante na dieta vegetariana, pois oferece todos os benefícios encontrados na proteína animal.

Cogumelos são excelente fonte proteínas!

Os cogumelos fornecem a quantidade de proteínas que o seu organismo precisa sem o consumo de derivados animal. Por isso, esse fungo deve fazer parte do menu vegetariano.

Além de trazer grandes benefícios para saúde, pele e ao combate de doenças, os cogumelos são especialmente deliciosos e podem ser usados em diversas receitas.

Cogumelos nutritivos, saborosos e não engordam - Clube das Comadres 2

Na hora de comprar, é importante analisar sua textura, evitar os mais pegajosos e dar preferência aos macios . A higienização também deve ser feita com cuidado, a fim de não estragar o fungo. Quando o cogumelo é seco, é necessário hidratar, deixando de molho em água morna por 30 minutos até soltarem todas as impurezas que ficam no fundo do recipiente.

Os cogumelos podem ser usados em saladas, sopas, refogados, massas e demais pratos de acordo com sua criatividade. Tenho certeza que toda família vai aprovar o sabor e os benefícios oferecidos por esse fungo milagroso.