Compras online e os cuidados que devemos ter

Compras online sempre despertam dúvidas! Prazo para troca de produto, devolução, entrega… Quem nunca ficou sem saber o que fazer? O advogado Carlos Eduardo da Costa Souza, da ABRADECONT – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e Trabalhador – ONG carioca que atua defendendo os direitos dos consumidores, passou cinco dicas básicas para nos orientar antes de efetuarmos compras pela internet.

Compras online: quais seus direitos?

1-Preços divergentes

Preste bem atenção ao preço do produto que você está comprando. Muitas vezes, os valores que são divulgados nas ofertas “através de e-mails” são para produtos com pagamento à vista. Por isso, caso vá parcelar no cartão de crédito, fique atento ao valor cobrado e a incidência de juros.

2-Arrependimento

Atenção ao prazo para troca ou cancelamento da sua compra. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o prazo para arrependimento de compra de produtos fora do estabelecimento comercial é de 7 dias a partir do recebimento do mesmo. Porém, existem empresas que acabam por estender esse prazo por simples liberalidade.

Compras online - direitos - consumidor

3-Frete

Verifique o valor do frete que será cobrado e o prazo de entrega do produto. Alertando que, quando você paga pelo frete do produto, o mesmo deverá chegar até o prazo máximo marcado pelo fornecedor. Portanto, não pode haver atraso!

4-Disponibilidade

Tenha certeza que o produto que você vai comprar está disponível para venda. Se você adquire um produto pelo site da loja e, posteriormente, recebe alguma mensagem da empresa seja por email ou SMS dizendo que não tem o produto em estoque, isso caracteriza uma prática abusiva. Isso porque você efetuou a compra pelo site porque o produto estava SIM disponível para venda.

5-Entrega

Certifique se a loja faz a entrega do produto para o endereço pretendido. Sabemos que por conta da violência em muitas regiões é inviável a entrada de empresas terceirizadas ou até mesmo dos Correios. Nesse caso, a retirada do produto deverá ser feita nos Correios pessoalmente e não deverá ser cobrado frete. Faça valer seus direitos!

ABRADECONT

ABRADECONT – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e Trabalhador é uma ONG carioca, sem fins lucrativos, com mais de 12 anos de atuação na educação, conscientização e defesa dos direitos dos consumidores. Site http://abradecont.org.br/