Sites de compras coletivas exigem cautela!

Compartilhe!

Você está esperando uma boa oportunidade com preços convidativos para começar uma academia? As compras em sites de compras coletivas sempre são uma boa opção. Mas… segundo a advogada Rosa Rodrigues, especialista em Direito do Consumidor da Abradecont – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e Trabalhador, antes de efetuar a compra o consumidor precisa tomar algumas precauções. Confira!

Cuidados que você deve ter ao comprar atividades físicas em sites de compras coletivas.
Antes de efetuar a compra, o consumidor deve visitar o site do estabelecimento que está vendendo o produto ou o serviço. Vale a pena navegar na página ou ligar para a loja a fim de certificar que ela está funcionando normalmente.

Sites de compras coletivas exigem cautela - Clube das Comadres 1

O que você deve observar:
« Termos de Uso e Condições de Participação da compra;
« Política de desistência da participação na compra coletiva;
« Política de privacidade do organizador da compra coletiva para saber o tratamento que este dará aos dados fornecidos;
« Página de pagamento da oferta, checando se opera em ambiente de navegação segura e possui certificados digitais de segurança;
« Se há telefone de contato ou endereço para que o consumidor possa reclamar, caso algo dê errado.

Sites de compras coletivas: quando é cilada?

Principal indício de que é uma cilada!
Quando o consumidor se depara com uma oferta de produto ou serviço com valor muito desproporcional ao valor de mercado. Isso é indicio de que a oferta pode ser uma fraude! Sem contar também que quando o consumidor busca informações sobre a empresa que está ofertando os produtos ou serviços e não localiza nada, ou localiza várias reclamações.

Avalie se valor do site realmente vale a pena em comparação com um valor comum.
Considere que a oferta nos sites de compras coletivas se dá com o intuito de divulgar os serviços da empresa. Pois, ao adquirir o pacote, o consumidor passa a conhecer não só o estabelecimento, mas também, os demais serviços ofertados por ele. Em se tratando de pacotes de atividades físicas, a compra vale muito a pena! Às vezes, o consumidor tem vontade de fazer um determinado exercício/esporte e não o faz por falta de dinheiro, já que geralmente esporte é caro, pois envolve matrícula, inscrição e etc.

Sites de compras coletivas exigem cautela - Clube das Comadres 2

Vantagens e seus direitos

 Vantagens dos sites de compra.
Além  do preço, geralmente, quem compra por esses sites está isento de pagar matrícula. Alguns estabelecimento ainda dão descontos posteriores, caso o consumidor queira continuar como cliente. No mais, os serviços ofertados, em regra, são iguais para quem compra no site e para quem compra diretamente no estabelecimento.

Faça uma avaliação do lugar e do serviço que é oferecido.
O consumidor deve ir ao local onde as atividades serão realizadas para verificar as condições do local. Observe ventilação, segurança e o profissional que irá instruir na realização das atividades, verificando se ele tem registro profissional e se existe alguma reclamação dele.

Seus direitos, caso caia numa cilada.
Se o consumidor cair numa cilada, o mesmo pode pedir o cancelamento da compra com a restituição do seu dinheiro de volta. Lembrando que o site que efetuou a venda do pacote é igualmente responsável. Ele pode procurar o Procon de sua cidade ou ainda ir diretamente ao judiciário procurar seus direitos.

Veja também:


ABRADECONT

ABRADECONT – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e Trabalhador é uma ONG carioca, sem fins lucrativos, com mais de 12 anos de atuação na educação, conscientização e defesa dos direitos dos consumidores. Site http://abradecont.org.br/



Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *