Inteligência emocional: dicas para aprimorar a sua

Compartilhe!

Você sabe o que é inteligência emocional? Basicamente é a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, o modo como gerenciamos as emoções. Mas você sabe como aprimorar a sua inteligência emocional para alcançar o sucesso em todos os setores da sua vida? Preparei 5 dicas que podem ajudar você a encontrar esse caminho. 

Inteligência emocional-dicas-aprimorar

Inteligência emocional = mente positiva

1- O indivíduo é capaz de aprimorar a sua inteligência? Como? 

Sem sombra de dúvida qualquer indivíduo é capaz de aprimorar a sua inteligência. Uma vez que ele esteja realmente comprometido e querendo essa mudança. Ele pode realizar essa mudança através de hábitos que ele vai identificar, onde é necessário aprimorar  a inteligência dele e estabelecer os novos hábitos para isso.

2- Quais os métodos diários para uma melhora notável no nível de inteligência?

Existem estudos que comprovam que uma rotina equilibrada tanto na questão da alimentação quanto na do estresse ajuda na melhoria da inteligência. A questão também da mente positiva, quando o ser humano busca sempre ver o lado positivo e se manter positivo também colabora com a inteligência dele porque de uma forma ou de outra isso colabora com a realização.

Inteligência emocional-dicas-aprimorar

3- O ser humano é capaz de apresentar diferentes tipos de inteligência? Se sim, como exercitá-las?

Segundo Howard Gardner (psicólogo), existem 7 tipos de inteligência. Então, o ser humano é capaz de apresentar diferentes tipos de inteligência. Quanto à defasagem e ao exercício, a verdade é que podem haver momentos na vida em que ele vai exercitar mais um tipo de inteligência e outras pessoas irão desenvolver outros. Então vai depender da demanda do indivíduo, da necessidade dele, do que é importante naquele momento pra exercitar e aprimorar. Por isso que a gente não pode falar em um equilíbrio total, porque é quase que humanamente impossível controlar tudo em todas as áreas da sua vida para conseguir aprimorar todos esses 7 tipos de inteligência.

4- O exercício cerebral é capaz de trazer benefícios a outros locais do organismo?

O exercício cerebral é capaz de controlar todo o corpo. Uma vez que você tem tranquilidade, uma inteligência aprimorada, você consegue lidar com o seu corpo como um todo e tirar aproveito dele. Você vai estar em equilíbrio e, consequentemente, vai estar em condições de usar seu organismo da melhor forma também.

Inteligência emocional-dicas-aprimorar

5- Qual a importância do aprimoramento da inteligência emocional nos diferentes âmbitos da vida (profissional, pessoal, acadêmico)?

Eu poderia dizer que, ao meu ver, a inteligência emocional é a mais importante, pois sem ela não há possibilidade de trazer um resultado razoável em nada que seja definido pelo indivíduo. Aquele que busca um resultado na vida profissional, mas não tem equilíbrio emocional, não consegue lidar com seus colegas de trabalho. No consegue separar os problemas do seu relacionamento do horário de trabalho, não consegue conduzir da forma correta. Isso funciona em qualquer área, tanto no pessoal, quanto acadêmico, no profissional, no financeiro… Sem o equilíbrio emocional, o indivíduo não consegue estabelecer suas metas e cumpri-las porque não tem maturidade e discernimento suficiente para planejar e agir de forma correta para alcançar esse resultado.




soraia salomãoSoraya Salomão é coach de resultados, palestrante com foco em áreas de motivação e gestão. Seu propósito é ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos. Site www.sorayasalomaocoach.com.br. E-mail:  [email protected]

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *