A história da mulher na tecnologia

Compartilhe!

Olá, pessoal do Clube das Comadres. Estreio a minha coluna no site com o aviso de que toda semana bateremos um papo sobre mulheres na tecnologia. Trarei temas como o contexto histórico da mulher na tecnologia, empreendedorismo, cases, dicas de como ter resultado com as redes sociais, dicas para negócio local, entre outros assuntos. Vou aguardar o comentário de vocês e assuntos que gostariam de ver aqui. Combinado?

Para este post inicial, creio que vale a pena saber a história de Ada Lovelace (imagem acima). Calma, não é “aquela” Lovelace, é a filha do Lord Byron, o poeta, que infelizmente ela não chegou a conhecer, pois os pais se separaram um mês após o nascimento de Ada, e Byron mudou-se de Londres, falecendo quando ela tinha 8 anos.

Augusta Ada King era condessa, mas por influência da mãe, estudiosa de matemática, focou sua educação em matemática e música. Através da amizade com Mary Somerville – tradutora de trabalhos científicos em Cambridge – , em 1833, aos 17 anos, conheceu Charles Babbage, professor de matemática em Cambridge e inventor da Difference Engine, uma máquina de calcular que operava com sistemas numéricos finitos.

Ada trabalhou com Babbage entre os anos de 1842 e 1843 para aperfeiçoar sua máquina (imagem abaixo), e desenvolveu a primeira versão, do que é hoje em dia, o algoritmo. A máquina foi reconhecida como primeiro modelo de computador e as anotações de Ada foram republicadas cem anos depois.

maquina

Nos anos 70, a linguagem ADA, baseada em outra linguagem de programação, a Pascal, foi desenvolvida e batizada em sua homenagem. E em 2009, Suw Charman-Anderson criou sua promessa de homenagear as mulheres na tecnologia, que depois ficou conhecido internacionalmente como Ada Lovelace Day, e foi estipulado para ser comemorado toda segunda terça-feira de outubro. Esse dia é uma maneira de incentivar e lembrar os feitos das mulheres na ciência e tecnologia. Não é o máximo?

As imagens utilizadas de Ada Lovelace e da máquina de Baggage são reprodução da internet.

Veja também:

 



marcia ceschiniMarcia Ceschini é especialista em gerenciamento de marketing, sócia e consultora de comunicação e marketing digital na Ceschini Consultoria, professora da pós-graduação nos cursos digitais do SENAC São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Bauru, Trevisan Escola de Negócios e Universidade do Sagrado Coração, em Bauru. Idealizadora e gestora do Papos na Rede. Contato: [email protected]



 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *