Eventos veganos com comida, doação e música

Pode reparar como os eventos veganos não param de acontecer. O Instituto Ibope conduziu uma pesquisa por dois anos consecutivos que indicou que no Brasil 8% da população se declara vegetariana (2012). Por razões éticas, os veganos não consomem nada que seja de origem animal. São contra todo e qualquer tipo de exploração, preocupando-se também com o meio ambiente. Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), em média 5 milhões de pessoas se declaram veganas no Brasil. São cerca de 230 restaurantes vegetarianos/veganos. Diante dessa realidade, os eventos veganos e vegatarianos têm crescido de forma significativa.

Eventos veganos no fim de semana

Neste sábado (17), a praia de Itacoatiara, em Niterói (RJ), vai se transformar em um palco de energia do bem com o Itacoatiara Vegan, o primeiro festival vegano da região oceânica de Niterói. O local escolhido fica no Parque Estadual da Serra da Tiririca, repleto de beleza natural entre praias, trilhas e montanhas.

O evento irá arrecadar fundos para a construção de um abrigo de animais abandonados, o Lar Dog Lar, que apesar do nome, não irá atender apenas cães. Mas também diversas espécies de animais carentes. No festival vegano, também irá acontecer a doação de ração, que será repassada para protetores de animais de Niterói; e alimentos não perecíveis destinados ao projeto Arrastão de Luz, trabalho voltado para pessoas em condição de rua.

Mais de quarenta expositores estarão presentes, com alimentos naturais, culinária ayurveda e viva, junk food, sucos vivos, orgânicos e cervejas artesanais prometem seduzir o público. Além de vestuário e cosméticos. No final da tarde, um show de música ao vivo com MPB, reggae e jazz para embalar ainda mais os momentos de relaxamento e diversão. Todos os resíduos do local serão reciclados.

eventos veganos-com-comida-doacao-e-musica-clube-das-comadres-1
Praia de Itacoatiara, em Niterói (RJ), onde vai rolar um evento vegano.

Veg Borá em nova edição

E não para por aí! Os amantes da culinária vegana podem comemorar. No domingo (18), na Casa do Minho, no Cosme Velho, Rio de Janeiro, é a vez de mais uma edição da Veg Borá. A feira já mostrou que é sucesso entre os cariocas e reúne sempre os melhores expositores do segmento.

Delícias como salgadinhos, hambúrgueres, pratos quentes, queijos, compotas, sorvetes, bolos, tortas e doces variados. Além de opções sem glúten estarão disponíveis em mais de cinquenta estandes. A missão da Veg Borá é mostrar ao público que é possível comer bem e barato sem explorar os animais. Todos os produtos vendidos custam até R$20.00 e são isentos de itens de origem animal.

Milhares de pessoas já passaram pelas edições da feira que se tornou referência em eventos veganos. Parte da renda arrecadada será doada para a ONG Ação Animal, que atende animais carentes. A feira tem o apoio da SVB e da ONG internacional Mercy For Animals.

Itacoatiara Vegan
Local: Rua das Papoulas, 5 – Itacoatiara, Niterói
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/321848091522121/
Veg Borá
Local: Casa do Minho Rua Cosme Velho, 60 – Cosme Velho
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/712485415575734/

Gisele Alves Diniz é jornalista, especializada em assessoria de comunicação e gestão de mídias sociais. Sócia da agência Comentário & Arte. Apresentadora do programa Onda Animal, na Rádio Record (www.programaondaanimal.com.br). Consultora da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA), da OAB/RJ. Membro da coordenação da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), núcleo Rio de Janeiro. Diretora de comunicação do Instituto São Francisco de Assis (www.isfa.org.br).