Queijo vegano de mandioca, batata-doce…

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Quem não gosta de um queijo vegano para acompanhar um pão quentinho no café da manhã? Elaborei uma seleção maravilhosa de receitas que levam ingredientes saborosos como castanhas, batata doce, semente de girassol, amêndoas e mandioca para os veganos desfrutarem de sabores incríveis.

Essas adaptações resultam em uma alternativa deliciosa para manter uma boa alimentação sem lactose e derivados de animais. Confira as 5 melhores receitas de queijo vegano que vai agradar diferentes tipos de paladares.



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Use o queijo vegano para fazer petiscos para o happy hour em casa.

Queijo vegano de mandioca

Ingredientes

 3 xícaras de purê de mandioca

 2 xícaras da água do cozimento da mandioca

 1 e 1/2 xícara de óleo

 1 cebola média picada em pedaços grandes

 4 dentes de alho

 Sal a gosto

 Orégano a gosto

 3 xícaras de polvilho azedo

Modo de preparo

« Bata no liquidificador todos os ingredientes (exceto o orégano e o polvilho).

« Depois que a cebola e o alho forem triturados e obtiver  um creme homogêneo, transfira para uma panela grande.

« No fogo baixo, acrescente o orégano à mistura e mexa até o creme ferver.

« Depois de fervido, acrescente o polvilho aos poucos para dissolver e não pare de mexer.

« Continue mexendo até ficar no ponto de goma por uns 3 minutos.

« Depois de pronto, coloque em um recipiente que vai moldar o formato do seu queijo Espere esfriar e leve à geladeira.

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Queijo de castanhas do Bela Cozinha Verão Foto João Franco/Divulgação

Queijo vegano de castanhas

Ingredientes

 2 xícaras de castanha de caju crua

 1 colher (chá) de sal

 5 colheres (sopa) de rejuvelac (probiótico natural preparado a partir da fermentação grãos de trigo orgânicos)

 3 abobrinhas verdes (fatiadas na mandolina)

 50g de gergelim

 Papel filme

Rejuvelac

 1 xícara de trigo orgânico em grãos

 4 xícaras de água

Modo de preparo

Rejuvelac

« Lave o trigo e coloque em um pote de vidro. Guarde em temperatura ambiente por 24 horas.

« Peneire o grão e guarde a água na geladeira para fazer a receita por até 5 dias.

Queijo vegano 

« Deixe as castanhas de molho por 6 horas. Depois escorra a água.

« Bata as castanhas no liquidificador com uma pitada de sal.

« Adicione o rejucelac e bata até formar uma pasta.

« Coloque o creme de castanha e um vidro e deixe fora da geladeira por 12 horas.

« Para apresentação, corte uma folha de papel filme e polvilhe com gergelim.

« Despeje o creme de castanha no papel filme e enrole como se fosse uma salsicha.

« Guarde o queijo vegano de castanha na geladeira enrolado nesse papel, tire só quando for servir.

Fonte: receita da chef Bela Gil

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Lanche saudável da tarde com torradas, folhas, tomate e queijo vegano.

Queijo vegano de semente de girassol

Ingredientes

 300 gramas de semente de girassol hidratada por 8 horas

 Sal rosa do Himalaia

 Suco de 1 limão

 Água

 Temperos de sua preferência

Modo de preparo

« Bata as sementes com um pouco de água e limão.

« Coloque o conteúdo em um pano limpo e deixe pendurado de um dia para o outro para o processo de fermentação.

«  Depois, coloque as sementes em uma vasilha e tempere a gosto.

« Coloque os ingredientes no formato desejado e guarde na geladeira para que fique na temperatura adequada.

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Produzir o queijo vegano não é tão difícil. É só seguir a receita.

Queijo vegano de amêndoas

Ingredientes

 1 xícara chá de amêndoas cruas sem sal

 2 xícaras de chá de água filtrada

 1/2 limão espremido

 1 colher (chá) (4g) de ágar-ágar (gelificante vegetal)

 Sal a gosto

Modo de preparo

« Deixe as amêndoas de molho em água por 8 a 12 horas. Troque de água algumas vezes, se possível.

« Descarte a água do molho e bata as amêndoas com a água filtrada.

« Coe utilizando um voal, coador de pano ou pano de prato.

« Volte o leite de amêndoas coado para o liquidificador e bata com o suco do limão, o sal e o ágar-ágar.

« Coloque em uma panela e deixe ferver em fogo baixo por 2 minutos.

« Desligue o fogo e deixe esfriar.

« Coloque em um recipiente (que vai dar o formato do queijo) e leve à geladeira por aproximadamente 2 horas.

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Você pode usar o queijo vegano para preparar receitas variadas.

Queijo vegano de batata doce

Ingredientes

 1 batata doce grande ou 2 pequenas (em torno de 3 xícaras de chá)

 2 xícaras (chá) da água do cozimento da batata doce

 1 xícara (chá) de polvilho doce

 1 xícara (chá) de polvilho azedo

 1/4 xícara (chá) de azeite de oliva

 1 colher (chá) de sal

 1/2 limão

 1 colher (sobremesa) de açafrão ou cúrcuma (muda a cor do queijo)

 1 colher (sobremesa) de levedo de cerveja

Modo de preparo

« Amasse a batata doce depois de cozida na panela de pressão.

« Coloque-a no liquidificador com a água do cozimento.

« Adicione os demais ingredientes e bata até que adquira uma consistência pastosa.

« Leve ao fogo médio e cozinhe por 8 minutos até engrossar,  sem deixar ferver.

« Coloque num pirex untado, espere esfriar e leve à geladeira para endurecer.




NUTRICAO-VEGETARIANA-colunista

Talitta Maciel é nutricionista, pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pelo Centro Valéria Pascoal/Divisão de Pesquisa e Ensino (UNICSUL). Membro da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva e do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional. Professional Coach. Proprietária da loja Shop Light e da linha Congelados by Nutri. Diretora-técnica da Clínica Espaço Reeducação Alimentar. Autora do livro Reeducação Alimentar – Receitas & Segredos – O que falta para dar certo. Site www.talittamaciel.com.br

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