Salada sofisticada de cebola que impressiona

Compartilhe!

Cá estou eu nas novas empreitadas da vida. Ora invento uma novidade, ora outra. E assim os dias não são monótonos e nem tampouco sem tempero. Ando pesquisando ingredientes e sabores para um menu novo do 

Como minha cunhada viria jantar conosco e estamos com o Arthur de férias aqui pela nossa casa até o fim de março, usei ambos para um teste de degustação de cebola caramelizada no forno e servida como salada. 

É essa experiência que divido agora com vocês, contando os ajustes que fiz, bem como a criatividade que usei na substituição de ingredientes de uma receita que, se não fosse por essas substituições, eu diria que copiei completamente. Vamos lá.

De onde veio a receita original da salada

Já que disse que minha inspiração veio de algo já existente, é melhor não contar apenas o milagre, mas também o santo. Até porque, o livro de onde saiu a receita é uma delícia de publicação, repleta de informações preciosas, fotos incríveis e que faz parte do novo selo da Companhia das Letras, que é o Companhia de Mesa.

Salada sofisticada de cebola que impressiona - Clube das Comadres 2

De autoria de Yotam Ottolenghi, um chef conhecidíssimo que fazia um programa de comida mediterrânea na GNT um tempo atrás, a obra se chama Comida de Verdade – Ingredientes frescos e receitas vibrantes para a cozinha diária

Fato é que no livro Comida de Verdade, cuja tradução foi feita por Isabella Pacheco – o que deve ajudar um bocado para nos dar impressão de que o autor é muito simpático – Ottolenghi mistura ingredientes meio inusitados e promove uma reflexão sobre o processo de criação dos pratos, bem como do uso de técnicas bem simples de culinária.  

Salada sofisticada de cebola que impressiona - Clube das Comadres 3
Chef Yotam Ottolenghi, responsável pela salada de cebolas caramelizadas.

Companhia de Mesa, selo para gastronomia

Palmas para a Companhia das Letras, que bem antenada no mercado crescente de títulos da área de gastronomia, lançou o selo Companhia de Mesa. Meus aplausos são porque eu acredito que, em tempos de rapidez de informação, quando a maioria das pessoas acredita que pode buscar qualquer tipo de receita em programinhas editados para o Youtube, criar um selo para publicar livros tendo o cuidado de eleger autores, bem como de prezar pela qualidade editorial da publicação, é mesmo uma atitude digna de admiração.  

Não que seja novidade para a editora lançar cobiçáveis títulos de culinária. Antes, a Companhia da Letras tinha uma parceria com a editora Panelinha da Rita Lobo, que agora está parceira da editora Senac. De qualquer maneira, é inegável a qualidade que é posta nas livrarias por ambos. Melhor pra nós! 

Salada sofisticada de cebola que impressiona - Clube das Comadres 4
Chef Rita Lobo apresenta o programa Cozinha Prática, no GNT.

Voltando ao assunto da salada, ou da cebola que é a grande atração desse prato, a receita original está na página 176 do livro do Ottolenghi. Procure lá. Essa é uma boa chance de folhear deliciosas receitas e encher os olhos com as fotos. A minha, uma versão bem adaptada, é assim: 

Salada de cebola roxa com molho de nozes

 Ingredientes
Molho

• 1/2 xícara de nozes levemente assadas e picadas em pedaços não muito miúdos

• 1 pimenta dedo de moça sem sementes e picada bem miudinha

• 1 dente de alho amassado

• 1 colher (sopa) de vinagre de arroz

• 2 colheres (sopa) de vinho tinto seco

• 1 colher (sopa) de azeite extravirgem

Salada sofisticada de cebola que impressiona - Clube das Comadres 1

Modo de fazer

Misture todos os ingredientes e reserve. Deixe descansar por, no mínimo, 20 minutos. 

Ricota temperada 
Ingredientes

• 100g de ricota fresca 

• 1 colher (sopa) de creme de leite (pode ser UHT ou fresco)

• 1 colher (sopa) de alcaparras 

• 1 colher (sopa) de azeitonas verdes sem caroço

• Sal

• Pimenta do reino 

Salada sofisticada de cebola que impressiona - Clube das Comadres 6

Modo de fazer

« Esfarele a ricota e leve ao multiprocessador juntamente com o creme de leite.

« Processe para que dê liga. Acrescente os demais ingredientes e tempere sem parar de processar.

« Quando estiver tudo bem misturado, desligue o processador e envolva o conteúdo em filme plástico, fazendo uma espécie de rolo.

« Dê um formato cilíndrico amarrando as pontas como se estivesse embalando uma bala, ou seja, dos dois lados.

« Dobre as extremidades e leve ao congelador até que fique bem firme. 

« Na receita original, o queijo usado era feta ou queijo de cabra cremoso.

Salada sofisticada de cebola que impressiona - Clube das Comadres 7

Cebola caramelizada
Ingredientes

• 4 cebolas roxas grandes 

• Sal, pimenta do reino e azeite

Modo de fazer 

« Descasque as cebolas e corte cada uma em 3 rodelas de mais ou menos 2 centímetros de espessura.

«  Distribua sobre uma assadeira antiaderente ou com um Silpat. Polvilhe sal e pimenta do reino.

« Pincele levemente com azeite e leve ao forno em temperatura de 200 graus por cerca de 45 minutos.

«  Ao final desse tempo, as cebolas devem estar tenras e coradas, quase chamuscadas, na aparência. Se precisar aumente o tempo no forno ou a temperatura. 

Salada sofisticada de cebola que impressiona - Clube das Comadres 8

Salada 
Ingredientes

• 1 maço de rúcula lavada, escorrida e rasgada, sem os talinhos compridos 

• 1/2 maço de salsinha crespa picada grosseiramente

Montagem

« Quando as cebolas caramelizadas estiverem mornas, monte uma travessa com os vegetais verdes, o queijo (ricota) cortada em fatias e as cebolas. Tome cuidado para não desmanchá-las.

« Regue com o molho de nozes reservado. Sirva imediatamente.

Usos dessa receita

« Sirva como entrada. Esse é um prato para ser comer à mesa. Não dá pra servir num coquetel, por exemplo. As cebolas terão que ser cortada e o molho precisa ser bem misturado para que haja a melhor harmonização entre os ingredientes.  

« Funciona bem com uma harmonização feita com vinho branco verde. Apesar do vinho tinto no tempero, a cebola prevalece e com a textura das nozes e o sabor picante da pimenta dedo de moça há um perfeito equilíbrio adocicado e ardido que combina com o frisante do vinho verde. 

« Sugeri como entrada porque essa é uma comida que abre o paladar. Pode, no entanto, ser um segundo prato, desde que o primeiro não seja também picante. Por exemplo, se antes houver um canapé ou um patê cremoso, sem erro. 

« Essa salada também pode servir de acompanhamento de uma carne ou preceder uma comida vegetariana.

« Entre os diversos usos, use mais que tudo a sua criatividade. Monte do seu jeito e seja feliz porque regras existem para serem quebradas, certo?  

Salada sofisticada de cebola que impressiona - Clube das Comadres 9


O que posso dizer é que fica um prato lindo, colorido, apetitoso e nos dá oportunidade de sentir algo bem diferente na boca. Os ingredientes são baratos e qualquer pessoa pode fazer sem gastar muito, exceto o tempo, porque demora um pouco para executar todos esses processos. Mas isso é culinária, isso é gastronomia! Faça no fim de semana, depois deixe aqui um recadinho contando a experiência. 

Gostou? Compartilhe! Comente. Blogs se alimentam de comentários. Grande abraço!!! 

Veja também:


CLAU GAVIOLI

Clau Gavioli é jornalista e blogueira do Blog da Gavioli. Dedicada a tudo que se refere a comida e a arte de bem receber, criou o projeto Lá em casa pra jantar, envolvendo hospitalidade e gastronomia, onde exerce suas competências como profissional de marketing e chef de cozinha. Conheça mais no laemcasaprajantar



 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *