Bagel, pão tradicional americano, em Curitiba

O bagel, tradicional pãozinho consumido nos Estados Unidos, é produzido de maneira artesanal em Curitiba pelo New York Cafe, que oferece o melhor da gastronomia e da cultura nova-iorquina na capital paranaense. Todo o processo é feito artesanalmente.

“Desde 2012, seguimos a receita e tradição judaica das bagels shops de Nova York. Como aprendi no Murray’s Bagels, shop de Nova York que utiliza até hoje o processo completamente manual e artesanal”, explica Luis Santo, chef e proprietário do estabelecimento.

Para atingir um resultado cada vez mais próximo do bagel original, todo o estudo e processo de fabricação levaram cinco anos. O bagel é um pão de fermentação lenta, moldado em formato de anel, manualmente. É cozido antes de ser assado, adquirindo uma textura diferente com uma casca crocante e interior macio, porém denso.

Bagel, pão tradicional americano, em Curitiba - Clube das Comadres1
Sanduíche de bagel com salmão defumado e cream cheese. Fotos Divulgação

Bagel: fermentação lenta

O segredo para que essa produção seja deliciosa e encorpada está no processo de fabricação, que pede paciência, devido à fermentação lenta. Somente por meio dela, o pãozinho adquire cor, textura, consistência e sabor.

No New York Cafe, o bagel é servido em sanduíches com recheios clássicos e recheios de delis/diners. “Estamos estruturando uma maneira para vendê-los em quantidade para clientes que queiram levar para casa”, conta Luis. Em breve, o New York Café irá disponibilizar a entrega de pães quentinhos e fresquinhos no local de preferência do cliente.

“Toda semana entregaremos um pão diferente, além de oferecer kits com cafés e xícaras, para diversificar os produtos oferecidos atualmente e para que o cliente tenha uma experiência diferente. Porém, nos padrões do New York Cafe em sua casa”, conta o empresário.

Bagel, pão tradicional americano, em Curitiba - Clube das Comadres2

O New York Cafe fica na Rua XV de Novembro (nº 2916), no bairro Alto da XV. Funciona diariamente das 15h às 23h. Mais informações aqui ou pelo telefone (41) 3077-6922.