Brasil: 5º maior mercado de alimentação saudável

Compartilhe!

O Brasil atravessa uma grave crise econômica, mas há setores que estão crescendo em meio a esse cenário pessimista. Nos últimos anos, o mercado de alimentação mostra franco crescimento, mesmo com um Brasil economicamente instável. Amparado pela busca por um estilo de vida mais saudável, muitas empresas viram a oportunidade de se instalar e crescer. Por isso, hoje o Brasil já é o quinto maior mercado de alimentos e bebidas saudáveis. Com volume de vendas de US$ 27,5 bilhões em 2015, segundo levantamento da agência americana de pesquisa Euromonitor.

De acordo com a Euromonitor, o mercado de alimentação ligado à saúde e ao bem-estar cresceu 98% no país de 2009 a 2014. Ainda de acordo com a agência, que prevê o crescimento expansivo do setor até 2020, terá destaque nesse mercado os produtos que apresentarem maior grau de diversificação. Em Curitiba, três empresas do setor saudável se destacam e apresentam a inovação que o mercado pede para quem quer crescer neste Brasil de tanta instabilidade.

Brasil que cresce longe da crise

Brasil 5º maior mercado de alimentação saudável - Clube das Comadres 1

Tradição e novas receitas

Há 8 anos no mercado, a Fevitto Integrais é destaque quando o assunto é alimentação integral. A loja cresceu 10% em 2016 e considera a expansão ainda para este ano. “No ano passado, tivemos 17 mil pessoas entrando em nosso estabelecimento. E conseguimos isso mantendo a qualidade de nossos produtos e desenvolvendo as nossas próprias receitas. Adaptando receitas tradicionais, criando a nossa forma de fazer cozinha saudável”, conta Julio Vavolizza, proprietário da Fevitto.

Mesmo em meio à crise, Vavolizza afirma que o que muda nesse período de instabilidade econômica é o valor que o cliente atribui ao seu dinheiro. “Independentemente da crise, o consumidor continua comprando, e o que muda é a forma como ele gasta o seu dinheiro. Hoje ele prefere até mesmo gastar mais em produtos que possuem maior valor agregado e mais qualidade do que adquirir similares que não tenham perfil saudável”, afirma o empresário.

Para sustentar a perspectiva de crescimento acelerado, a Fevitto investe na renovação constante do cardápio e na capacitação dos funcionários. “Nossa missão é popularizar o consumo de produtos saudáveis e ter preço acessível. É fundamental desde que nossos princípios e a qualidade sejam mantidos”, diz Vavolizza. Além dos salgados integrais, a marca oferece sopas e caldos, massas, carnes e opções veganas e vegetarianas de seus produtos.

Horta própria e cardápio criativo

Brasil 5º maior mercado de alimentação saudável - Clube das Comadres 2

O investimento em um cardápio saudável, com ambiente diferenciado e horta própria são algumas das estratégias adotadas pelo Verd & Co., restaurante de comida saudável e criativa. Deyse Oppitz, proprietária, afirma que essas foram as chaves para cativar clientes e crescer em um mercado que a cada dia ganha mais concorrentes.

“Conseguimos fidelizar o cliente trazendo sabor, qualidade e produtos diversificados. Nossos produtos são saudáveis e satisfazem o consumidor e ele retorna para provar nossas outras opções”, afirma Deyse. O cardápio do Verd & Co. inclui pizzas, fondues, sopas e até mesmo cachorro-quente vegetariano.

Delivery de comida saudável

Brasil 5º maior mercado de alimentação saudável - Clube das Comadres 3


Para quem prefere receber uma refeição balanceada na porta de casa, a Fresh Meal oferece planos que se adequam às necessidades dos mais variados públicos. Com foco na alimentação saudável e funcional, a empresa oferece três tipos de planos, todos visando quem busca mais qualidade no cardápio. O cliente escolhe o plano mais adequado à proposta individual, e passa a receber as refeições no conforto de sua casa ou trabalho.

Segundo Daniela Khoury, que é engenheira de alimentos e proprietária do espaço, começou em casa para ter uma alimentação mais saudável. Foi aí que ela transformou o negócio caseiro em empreendimento. “Por solicitação e incentivo de diversos colegas e amigos, eu fui impulsionada a abrir esse negócio”, conta.

 

O consumidor, além de mudar seus hábitos, tem se preocupado mais com a questão sustentável e com a saúde também. Além de uma preocupação com doenças cardiovasculares e alergias que têm aumentado. É perceptível essa preocupação do brasileiro com a sua saúde”, afirma Fabiana Crivano, especialista em alimentação do ISAE/FGV.

Veja também:

Compartilhe!

Um comentário em “Brasil: 5º maior mercado de alimentação saudável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *