Tailândia, Cores & Sabores, livro de gastronomia

Com lançamento previsto para o segundo semestre de 2017, Tailândia, Cores & Sabores será o primeiro livro de gastronomia tailandesa produzido em português. Com edição da Editora Melhoramentos, apoio da TAT (Tourism Authority of Thailand) e da Embaixada da Tailândia no Brasil, produção e comunicação da agencia Flow e suporte da rede hoteleira Minors.

Tailândia, Cores & Sabores, livro de gastronomia - Clube das Comadres 7
Além da gastronomia, a equipe também visitou e fotografou muitos pontos turísticos da Tailândia. Fotos Divulgação

Neste mês, a equipe composta por autor, fotógrafo e produtora seguiu rumo ao país do sudeste asiático em uma jornada de 30 dias. Foi em busca das melhores receitas, restaurantes, drinks, chefs, comidas de rua, mercados, etc. Destacam-se a alta gastronomia thai e até a enologia local – tema inédito, a ser explorado em primeira mão já com foco na vinícola GranMonte com ótimos vinhos e variedade de uvas para um clima tropical como o da Tailândia.

Trata-se de imersão na cultura tailandesa, um raio-x de seus hábitos e costumes refletidos na gastronomia, cartão-postal do país. No momento, alguns destaques foram a descoberta de uma enologia local, pouco conhecida no Brasil, a culinária do norte do país e os incríveis mercados de rua da capital Bangkok. Destaque também para a entrevista com o chef celebridade MC Dang. Ele é a maior personalidade da gastronomia do país.

Tailândia, Cores & Sabores, livro de gastronomia - Clube das Comadres1
Quais as receitas tradicionais da Tailândia?

Tailândia em tempo real

A equipe fez uma viagem a bordo do trem rumo ao mundialmente famoso mercado de Meaklong. Local conhecido como feira do trem por situar-se sobre os trilhos de uma linha de ferro ativa. Menção ainda para a babel culinária fluvial ao longo dos canais do lendário mercado flutuante.

Idealizador do projeto, o jornalista Carlos Eduardo Oliveira (Cadu) é apaixonado pela gastronomia do país desde que lá esteve pela primeira vez. Atual editor da revista Gosto e com extensa experiência no mercado editorial brasileiro, ele é autor de publicações como Inezita Barroso, Rainha da Música Caipira, biografia oficial da cantora homônima.

Tailândia, Cores & Sabores, livro de gastronomia - Clube das Comadres2
Existe um mercado crescente de vinhos na Tailândia.

Johnny Mazzilli é fotógrafo e viajante assíduo das terras tailandesas. Responsável por retratar com seu olhar apurado todas as imagens da trajetória. Johnny tem em seu portfólio fotos exibidas em canais de mídias oficiais de países como Noruega, Dinamarca, Croácia entre outras. Já publicou mais de 160 artigos em 56 importantes mídias.

Helena de Mendonça, responsável pela produção e comunicação do projeto, é também nômade viajante e amante da gastronomia. Já viveu em quatro continentes e viajou para mais de 26 países. Em muitos deles, pôde levar seus projetos criativos e ir em busca de novas inspirações.

Tailândia, Cores & Sabores, livro de gastronomia - Clube das Comadres3
O tradicional traje dos tailandeses também está no livro sobre o país.

O conteúdo e as dicas em tempo real poderão ser conferidos nos canais de mídias sociais. Através desses canais, será possível acompanhar a jornada e conhecer sobre comidas de rua. Além de dicas de bares e restaurantes, passeios, curiosidades, receitas e até promoções de voos, hotéis, spas e muito mais.