Vinhos e pizzas, combinação perfeita no fim de ano

Compartilhe!

Vinhos combinam muito bem com pizza. A sugestão é harmonizar o tipo de uva com o sabor do recheio para valorizar ainda mais a combinação. A Troina Pizza Gourmet, em São José dos Campos, tem em sua adega mais de 80 rótulos diferentes para quem quiser fazer confraternizações por lá.

A carta é composta de vinhos de 10 nacionalidades diferentes do Velho e do Novo Mundo. Entre os destaques estão o francês Bourgogne Vosne-Romanée ler Cru, os italianos Brunello di Montalcino DOCG e Nobile di Montipulciano Reserva Bossona. Além do pinot noir Luca, da Argentina, o portuguêPassagem, entre tantos outros.

vinhos-pizzas-troina-harmonização

Na Troina, há opções de vinhos a partir de R$ 23,15 (taça) e sempre é selecionado rótulos especiais a R$ 69,90. Preço abaixo do mercado para consumo no salão ou encomendas para levar para casa, como o Primitivo Puglia, Rio Sol Brut e Las Cenizas. “Também temos a Confraria Troina. Nossos os clientes se reúnem, degustam e aprendem um pouco mais sobre vinho”, afirma o proprietário Leonardo Messina.

Os garçons estão orientados a sugerir vinhos que melhor combinam com o sabor da pizza solicitada. Engana-se quem pensa que pizza só combina com vinho tinto. Os brancos e espumantes também realçam o sabor dependendo do recheio.

vinhos-pizzas-troina-harmonização

 Sugestões de combinações: vinhos e pizzas

Muçarela ou Marguerita. As clássicas de queijo combinam bem com vinhos de taninos discretos e toque frutado, como os feitos com uva Sangiovese. Entre os rótulos da adega com essa característica estão o Chianti Ruffino e o Montecucco Vigne A Porrona Doc.

Calabresa, Bacon ou Lombo. Recheios em que o sabor da carne de porco ou dos embutidos é dominante. Aposte nos Cabernet Sauvignon. A gordura desses recheios combinam com os taninos dessas uvas. Entre as sugestões da adega Troina estão o brasileiro Luiz Porto Reserva, os chilenos Gran Tarapacá, Montes Alpha e Las Cenizas Gran Reserva, além do espanhol Otazu Premium Cuvée.

vinhos-pizzas-troina-harmonização

Abobrinha, Palmito, Berinjela. Pizzas com recheios leves vão bem com vinhos frutados, em que a acidez está sempre presente. Os brancos são um sugestão. Nos rótulos da adega Troina estão o Carmen Classic, de Sauvignon Blanc, além dos portugueses Mondeco Dão e Fonte Serrana.

Portuguesa. A complexidade de sabores dessa pizza combinam bem com um bom Merlot, encorpado, para suportar essa mistura de ingredientes. Entre os rótulos sugeridos estão o Lote 43, da adega Miolo, que tem esta uva em sua composição.

Quatro Queijos. A fusão dos queijos gorgonzola, parmesão, muçarela e catupiry harmoniza muito bem com a acidez dos espumantes. Na adega, para essa harmonização estão o Chandon Brut, o Rio Sol Grand Prestige Brut e a clássica Veuve Clicquot Brut.

Serviço

Troina Pizzaria Gourmet

R. Irerê, 60 – Alphaville -São José dos Campos –  (12) 3942-7044

Funcionamento: das 18h às 23h30, todos os dias



Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *