Criança autista: livro aborda inclusão e preconceito

Ao longo dos seus 15 anos de experiência no tratamento de criança autista, a fonoaudióloga Danielle Damasceno lidou com diversos casos de discriminação relacionadas a pessoas com autismo. No dia 6 de outubro, ela apresenta alguns desses casos no livro O autismo entre nós, editado pela Reflexão, na Livraria da Travessa do Barra Shopping, no Rio de Janeiro.

Danielle Damasceno é professora, fonoaudióloga infantil, mestre em fonoaudiologia-linguagem e cognição. Também é terapeuta DIR/Floortime em formação pelo ICDL/USA, Certificada em integração sensorial- Ludens/University South of Califórnia (USC). Ela faz palestras e ministra cursos de capacitação de profissionais para trabalhar com inclusão em todo o Brasil.

A autora também é professora de cursos de pós-graduação na área de inclusão e desenvolvimento infantil no Rio de Janeiro; presta consultoria e assessoria a fim de capacitar e acompanhar equipes de professores em escolas que estão aperfeiçoando o trabalho de inclusão.

criança autista-orientação-livro
Fonoaudióloga Danielle Damasceno, autora do livro O autismo entre nós.

Criança autista: respeito ao diferente

Através de abordagem prática, o livro traz um olhar apurado e sensível da fonoaudióloga sobre relatos de famílias com filhos portadores do TEA (Transtorno do Espectro Autista). O resultado é a realidade das famílias que convivem com a desinformação e com o preconceito. “A proposta não é ‘curar’ uma criança autista. Mas tornar a vida de toda a família mais feliz, de acordo com a nova realidade. Nossa sociedade precisa se preparar para receber o diferente​”, diz a autora.

“O que a história dessas famílias pode ensinar para médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, professores, mediadores e outras tantas famílias na mesma situação?”, questiona a fonoaudióloga. Danielle Damasceno revela na obra as grandes dificuldades que a criança autista encontra para ser incluída na sociedade. “As pessoas não sabem conviver com o diferente. A sociedade não está preparada para receber o diferente. Vamos mudar isso?”, completa.

Ao longo do livro, os leitores vão poder entender o dia a dia da criança autista em quatro tópicos: Autismo, Transtornos, Família e Saúde. Através de abordagem prática, é possível compreender a importância da participação das famílias nas abordagens multidisciplinares, que vão desde terapias desenvolvimentistas até metodologias pedagógicas.