Charlie Brown Jr.: livro traz fotografias da banda

Poucos sabem que um dos últimos projetos de Alexandre Magno Abrão, o Chorão, líder da banda Charlie Brown Jr., era publicar um livro de fotografias com a história da banda contada por dentro. Incluindo registros dos encontros fora dos palcos, dos ensaios e das saídas de skate.

Inicialmente cancelado com a morte do artista, em 6 de março de 2013, Eu Estava Lá Também foi retomado por seu filho, Alexandre Abrão, e chega às livrarias no dia 9 de abril, data em que o músico completaria 47 anos.

Charlie Brown Jr livro traz fotografias da banda - Clube das Comadres4
Reflexões, letras de música e rascunhos de Chorão. Fotos Divulgação

Publicado pela Editora Realejo, ao preço final de R$119,00, Eu Estava Lá Também traz registros inéditos de shows, gravações em estúdio e sessões de skate feitos entre 2005 a 2012. Além de imagens dos cinco últimos shows da banda, clicadas por Alexandre Abrão, o filho.

Em capa dura, o livro traz ainda um poster exclusivo na sobrecapa e será lançado com formato e tamanho especial de 31x31cm, como uma capa de disco de vinil, com 350 fotos distribuídas por 192 páginas em papel couchê.

Charlie Brown Jr livro traz fotografias da banda - Clube das Comadres2
O livro traz fotos dos shows, ensaios e toda a rotina da banda.

Charlie Brown Jr.: tudo começou em 2011

Em 2011, quando Chorão procurou José Luiz Tahan, da Editora Realejo (também localizada em Santos, cidade onde o artista cresceu e iniciou a carreira de músico), já tinha em mente o formato.

“Foram cinco encontros ao longo de um ano, todos acompanhados de Jerri Rossato Lima, seu fotógrafo. Nós discutimos bastante sobre o storytelling, a edição etc. Ele deixou o livro praticamente todo pensado. Nós construímos um projeto gráfico diretamente do acervo das imagens”, revela o editor.

Charlie Brown Jr livro traz fotografias da banda - Clube das Comadres5
Chorão com o produtor musical Rick Bonadio.

Chorão contratou Jerri como documentarista e para os registros fotográficos. Ele acompanhou o Charlie Brown Jr. em todos os shows, programas de TV, gravações em estúdio e sessões de skate durante sete anos. Já as imagens dos cinco últimos shows presentes no livro são de Alexandre Abrão, o filho.

“Foram anos de muita intensidade e muito aprendizado compartilhado no convívio com o Charlie Brown Jr. Cada nova música sendo escrita na estrada, nos ônibus, aviões, em quartos de hotéis e nos estúdios. Encontros com grandes representantes da música brasileira e internacional. Toda a energia impactante que fluía entre o público e Chorão, potencializada pelos integrantes da banda”, lembra Jerri.

Charlie Brown Jr livro traz fotografias da banda - Clube das Comadres3
Chorão, que morreu em 2013, é considerado um poeta. Suas letras são emocionantes.

Projeto parou em 2012

Em 2012, Chorão pausou o projeto devido a problemas pessoais. “Nosso último contato foi por telefone, ele me ligou e pediu desculpas repetidas vezes por não dar andamento ao livro. Após o falecimento, escrevi uma crônica lamentando a fatalidade e me despedindo da publicação. Essa crônica foi lida por Murilo Lima, ex-cunhado de Chorão e tio materno de Alexandre Abrão, que mostrou ao sobrinho”, diz Tahan.

Após a leitura da crônica, Alexandre decidiu autorizar a publicação do livro em nome do pai como um modo de homenageá-lo e eternizar momentos preciosos da banda para os fãs. “Este livro é de autoria do meu pai. Será publicado do exato modo como ele queria que fosse publicado. Pertence a ele o mérito da iniciativa de publicação”, comenta o filho. Para concretizar o lançamento, Eu Estava Lá Também ganhou pré-venda em campanha de crowdfunding pela plataforma Kickante, em abril de 2016.

Eu Estava Lá Também é uma frase da música Só os Loucos Sabem, escrita por Chorão. Foi escolhida como título porque traduz a sensação de todos que participaram dos momentos intensos registrados no livro. Incluindo, além da própria banda, o fotógrafo, o público e os fãs.