Rita Benneditto leva Suburbano Coração para SP

Compartilhe!

Após mergulhar na cultura afro-brasileira, Rita Benneditto volta à cena em show que retoma sua face de intérprete intimista e melódica. Com um olhar atento às relações humanas, ela traz à tona o amor, a amizade, a solitude, as ilusões e desilusões que brotam do inesgotável repertório de sentimentos. Esse roteiro afetivo é a tônica do show Suburbano Coração – Rita Benneditto convida Jaime Alem, espetáculo que chega em São Paulo nos dias 7, 8, 9 e 10 de dezembro, às 19h, na Caixa Cultural São Paulo, centro da cidade.

Em Suburbano Coração, as interpretações de Rita Benneditto aparecem emolduradas pelos instrumentos de cordas do maestro, compositor e arranjador Jaime Alem, que imprime levadas criativas às canções que se destacam em novas versões. “Trata-se de um encontro musical que se iniciou com o convite que fiz ao maestro para dirigir o projeto Três meninas do Brasil, lançado em 2008. Desde então, alimentamos o desejo de realizar uma nova parceria num formato mais acústico. Após longa pesquisa, buscamos retratar, por meio de canções, a teia de sentimentos que passam pelas cordas do coração e, ao mesmo tempo, tecem as relações nos centros urbanos. Por isso, optamos por emoldurar as canções apenas com instrumentos de cordas”, explica Rita Benneditto.

A corda é a grande metáfora deste show. Ela se refere tanto às cordas vocais, às cordas do violão, da guitarra e da viola, quanto às cordas do coração. Aquelas pelas quais, em sentido figurado, passam os sentimentos de amor, amizade, solidão, saudade e desilusão, expressos nas músicas do repertório – músicas compostas originalmente como baladas e canções.

Rita Benneditto-show-musica-sãopaulo
Rita Benneditto com o maestro Jaime Alem: show na capital paulista para quem gosta de música boa. Fotos Alexandre Moreira

Rita Benneditto: inquietação criativa

A bela O Sal da Terra, de Beto Guedes; uma versão de The way we where, sucesso de Barbra Straisend; Foi Deus que fez você, pérola do cancioneiro popular já gravada por Amelinha; a nostálgica Hoje, de Taiguara; Meu lugar, de Arlindo Cruz; a contundente Rosa de Hiroshima, de Gerson Conrad e Vinicius de Moraes; e a poética No tempo dos quintais, de Sivuca, fazem parte do abrangente mosaico esculpido por Rita e Jaime.

Além destas músicas, há outras pinçadas dos repertórios dos discos anteriores de Rita: Impossível acreditar que perdi você, de Marcio Greick e Cobel; Maiúsculo, de Sergio Sampaio; O conforto dos teus braços, de João Linhares; e Tem quem queira, de Antonio Vieira, entre outras.

“Esta é a minha estratégia para continuar fazendo uma música de qualidade, relevante do ponto de vista artístico, cultural e independente de pressões mercadológicas. Trata-se de uma estratégia muito semelhante às que outros artistas independentes vêm utilizando para formar ou alcançar seus públicos, e assim furar os desgastados esquemas que sacrificam a diversidade musical em nome da massificação de uns poucos artistas”, argumenta a cantora. Contrariando os prognósticos de alguns executivos de gravadoras, Rita Benneditto transformou sua Tecnomacumba em referencial estético de grande alcance.

Neste show, Rita Benneditto dá continuidade à inquietação criativa e ao desejo de experimentar. Sem perder a coerência e a assinatura artística que a transformaram numa referência de qualidade na cena musical brasileira.

Rita Benneditto-show-musica-sãopaulo
Show Suburbano Coração – Rita Bennedito convida Jaime Alem em São Paulo.
Serviço

Suburbano Coração – Rita Benneditto convida Jaime Alem

Local: Caixa Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111- Centro/SP) – próximo à estação do metrô Sé

Data: 07, 08, 09 e 10 de dezembro

Horário: 19h

Ingressos: entrada franca – ingressos distribuídos a partir das 9h do dia de cada espetáculo.

Classificação indicativa: livre para todas as idades.

Capacidade: 90 lugares

Duração: 1h

Informações: (11) 3221-4400



Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *