Customização de roupas: 5 razões para aderir

Compartilhe!

Criar uma peça de roupa exclusiva e com um estilo próprio ou transformar uma camiseta básica em um look sofisticado por meio da customização de roupas. Essa tem se tornado uma tendência no mundo da moda sustentável. Ao mesmo tempo, essa necessidade vira desejo para muita gente, pois agrega valor à peça e aumenta o seu ciclo de vida.

Valéria de Oliveira Camargo Pelegrina, docente da área de moda do Senac Bauru, listou cinco motivos para agregar valor, estilo e sustentabilidade ao customizar roupas. “Além de ser uma oportunidade de utilizar aquelas roupas esquecidas em seu armário, a técnica é uma forma de aproveitar as festas de fim de ano para incrementar a renda de forma inovadora”, afirma.

O Senac Bauru oferece capacitação para pessoas interessadas em ampliar os horizontes nessa área, com o curso Customização de Peças do Vestuário. O conteúdo trabalha a modificação de peças do vestuário com técnicas de bordado, termocolantes, pintura, tingimento e descoloração, criando um diferencial em sintonia com as tendências da moda. As aulas iniciam em 4 de dezembro e os interessados podem ter acesso a outras informações sobre a capacitação no Portal Senac: www.sp.senac.br/bauru.

customização-roupas-moda-sustentavel

Customização valoriza as peças

1 – Economia

A economia é uma das grandes vantagens de trabalhar com a customização de roupas. “Tornar uma peça de roupa mais fashion e glamourosa é uma opção de presente para aproveitar a época de festas e confraternizações. Também é possível adquirir um item básico, e de menor valor, e transformá-lo em algo único. Ainda tem o fato de ter sido feito com carinho e amor”, explica.

2 – Peças com personalidade e estilo

As festas de fim de ano podem ser muito exploradas ao recriar peças da moda. Saber aproveitar o tema é um prato cheio de inovações: uma camiseta básica pode se tornar o look perfeito das mais badaladas festas de fim de ano. “Bordados com chatons e pedrarias em cores atuais e brilhantes trazem o glamour das festas natalinas. Com pouco trabalho e custo reduzido, a customização dá sofisticação aos looks. Jeans básicos se transformam em peças de passarela, com as tendências das mais famosas marcas”, exemplifica.

customização-roupas-moda-sustentavel

3 – Visão empreendedora

E para quem tem seu próprio negócio e quer aumentar a renda com a técnica nessa época, a customização também é uma boa. “A exclusividade da peça desperta desejo para a compra e agrega valor ao produto. É importante sempre trabalhar com as tendências da moda”, justifica.

4 – Sustentabilidade e consumo consciente

Os produtos feitos à mão, o chamado handmade, são vistos como um diferencial e são muito valorizados por marcas conceituadas. “Necessitamos pensar no consumo consciente e nas ações responsáveis como cidadãos. O reaproveitamento de peças em desuso está diretamente ligado a ideias de sustentabilidade e consumo consciente”, destaca.

customização-roupas-moda-sustentavel

5 – A transformação

A transformação da peça pela customização está ligada à durabilidade da roupa. É possível, inclusive, reduzir consideravelmente o impacto ambiental se a intenção for um consumo ético por parte de quem a usa. “Desconstruir uma roupa é recriar, transformar. Isso traz novas possibilidades de customização para a peça, além de aumentar o seu ciclo de vida”, comenta Valéria.

Serviço

Customização de Peças do Vestuário

Data: de 4 a 19 de dezembro de 2017

Horário: de segunda a sexta-feira, das 19 horas às 22h30

Local: Senac Bauru

Endereço: Avenida Nações Unidas 10-22 – Centro

Informações: www.sp.senac.br/bauru



Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *