Brotas, destino certo para as suas próximas férias

Compartilhe!

Capital do turismo de aventura, Brotas – 247km de São Paulo – concentra a maior oferta de atrações desta natureza no Brasil. Além do rafting, considerado um dos melhores do país, oferece boia cross, canionismo, escalada indoor, rapel, arvorismo, tirolesa, caminhada na natureza, cachoeirismo, cicloturismo, cavalgada, quadriciclo, passeios off road, queda livre, entre outros. Mais recentemente também oferece o kayak duplo. Com o detalhe de que é o município com o maior número dessas atrações com o selo do Inmetro.

Para quem quer contemplar a natureza, fazer caminhada e tomar um banho de cachoeira ou de rio, são várias opções. São nove ecoparques no município, o que mostra uma evolução do destino Brotas. Além de atrativos naturais, como cachoeiras, os ecoparques reúnem em um só lugar várias atividades de turismo de aventura e oferecem estrutura ao turista, como vestiário, lanchonete e restaurante.

Brotas-turismo-férias-interior

Atrações para turistas em Brotas

Abertas à visitação, com infraestrutura para receber o turista, são cerca de 20 cachoeiras – a queda da mais alta é de 60 metros – e cada uma com um atrativo e um charme específico. Sem falar nas paisagens, que são incríveis graças ao relevo assimétrico das cuestas com encostas cobertas de mata atlântica e pedras de arenito que afloram em meio à vegetação de cerrado.

O Rio Jacaré-Pepira, cujas águas no trecho que corta o município tem 89% de pureza, completa o belo cenário e amplia as opções de lazer. As quedas e corredeiras, além de um espetáculo aos olhos, são perfeitas para praticar várias atividades do turismo de aventura. E no trecho que ele é represado, no Bairro Patrimônio, bem pertinho de várias cachoeiras, é o local perfeito para pesca e para vários esportes aquáticos.

E em janeiro, na segunda quinzena, há uma atração típica de lugares que preservam a cultura do interior. É a festa do padroeiro, em louvor a São Sebastião e a Nossa Senhora Aparecida. No último dia da festa há o tradicional desfile de cavaleiros, com mais de 200 cavaleiros, amazonas e comitiva. Uma boa oportunidade para apreciar as tradições da comunidade rural tão forte em Brotas.

Brotas-turismo-férias-interior

 Hospedagem e gastronomia

Brotas tem estrutura digna de conceituados destinos turísticos, com atrativos para jovens, casais e famílias com crianças. E vem despontando também na cena gastronômica. Para receber os turistas, distribuídos entre a cidade e a zona rural, mais de 40 meios de hospedagem entre hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e resorts. E mais de 60 estabelecimentos gastronômicos e oito operadoras que cuidam de tudo para que a diversão esteja garantida.

O maior evento da gastronomia é o Brotas Gourmet, festival realizado há seis anos consecutivamente, sempre no mês de agosto. Além da evolução da culinária dos restaurantes já estabelecidos, novos empreendimentos da área estão surgindo, ampliando o leque de opções para os turistas. E o destaque vem também na área de bebidas. A Brotas Beer, a cerveja artesanal de Brotas, tem conquistado vários prêmios em concursos cervejeiros no Brasil e no exterior. E a festa de cerveja artesanal que a Brotas Beer organiza está no mesmo caminho do Brotas Gourmet.



Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *