Carnaval também é celebrado em outros países

O principal festival de Barbados, no Caribe, é o chamado Crop Over, parecido com o nosso Carnaval. Originalmente uma festa de celebração do fim da colheita de cana de açúcar, ele ocorre durante todo o mês de julho e tem seu principal evento na primeira segunda-feira de agosto, o chamado Kadooment Day.

Neste dia, o país todo sai às ruas da ilha caribenha com fantasias coloridas, similares a das passistas de escolas de samba, dançando atrás de carros de som. A festa dura o dia inteiro, é super animada e frequentemente tem a presença da pop star Rihanna. Além do desfile de rua, há diversas competições musicais, shows, danças, degustações gastronômicas e outras manifestações artísticas e culturais.

carnaval-tambem-e-celebrado-em-outros-paises-clube-das-comadres1
Em Barbados, o Carnaval é chamado de Crop Over: muitas fantasias coloridas.

Carnaval em Seychelles

As Ilhas Seychelles, localizadas na África, também têm sua própria folia, uma mistura colorida de danças e músicas chamada Carnaval International de Victoria. Grupos de todos os cantos do mundo são convidados a se apresentar em um desfile de rua, mostrando ao público como é comemorado o Carnaval em sua terra natal.

O Brasil está presente todos os anos com uma delegação de passistas e integrantes de escolas de samba de São Paulo. É um dos grupos mais aguardados pelos seychellois, que dançam animados ao som do samba brasileiro. O evento acontece todos os anos no mês de abril.

carnaval-tambem-e-celebrado-em-outros-paises-clube-das-comadres2
Ilhas Seychelles celebram o Carnaval Internacional de Victoria com danças e músicas.

Carnaval em Mônaco

O Principado de Mônaco tem tradições relacionadas ao Carnaval desde o século XV, quando as pessoas podiam se divertir antes do período da quaresma.

Os jovens se fantasiavam utilizando roupas velhas. Muitas vezes, homens se vestiam com roupas femininas e mulheres com roupas masculinas.

Havia procissões e lutas com ovos podres, laranjas, limões e farinha. Um boneco de palha, vestido de trapos, era queimado ao final da celebração. Havia também danças nas ruas ou campos e música feita de instrumentos improvisados.

carnaval-tambem-e-celebrado-em-outros-paises-clube-das-comadres3
Em Mônaco, a tradição carnavalesca existe há muito anos e envolve diversas atividades.

Carnaval na Noruega

Na Noruega, o Carnaval é celebrado no domingo ou na segunda-feira que antecede a quarta-feira de cinzas. Por lá, as festividades são chamadas de Fastelavn – nome que significa noite rápida – e comemoram o início da quaresma.

Antes de se tornar uma celebração cristã, a data já carregava tradições pagãs, que simbolizavam a transição entre o inverno e a primavera e o início de uma época fértil. Uma representação disso são os enfeites de galhos secos cobertos de penas coloridas que ainda são utilizados no carnaval norueguês.

carnaval-tambem-e-celebrado-em-outros-paises-clube-das-comadres4
As festividades na Noruega são chamadas de Fastelavn.

A comemoração do Fastelavn varia por todo o país, mas no geral é uma época onde as crianças se fantasiam e as famílias se divertem com diferentes jogos. Alguns ainda organizam bailes de máscaras ou grandes banquetes. Mas o que não pode faltar é o quitute típico da época, chamado Fastelavnsbolle, que se assemelha ao sonho doce do Brasil.