Chapada dos Veadeiros, região de cachoeiras

Compartilhe!

As cachoeiras mais populares da região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, estão cada vez mais disputadas. Quem passa por lá procura o contato com a natureza e também paz interior e exterior. Muitas vezes o aglomerado de pessoas impede esse processo. Por isso, Clube das Comadres selecionou algumas cachoeiras e quedas d’água pouco concorridas para os turistas que querem sossego.

Para abrir a lista, a dica é um vale ainda pouco conhecido no local. Atualmente, o mais famoso é o Vale da Lua, que possui acesso relativamente fácil e dispõe de lanchonete e banheiros. Poucos sabem, no entanto, que há ainda o Vale de Marte, um dos mais místicos da Chapada. Assim como o da Lua, o Vale de Marte ganhou o nome devido às formações de rochas sedimentares de tons cinza e avermelhadas, fruto da ação dos agentes exógenos ou externos de transformação do relevo, como a água, o vento e outros, durante milhares de anos.

Verdadeiro recanto de paz e tranquilidade, é possível passar um bom tempo apreciando o local sem ruídos. O Vale de Marte se localiza na Fazenda Ouro Fino, no Complexo do Prata, a 65km da Cidade de Cavalcante (que fica 322 km de Brasília e a 85 km de Alto Paraíso). Para se chegar até o Complexo do Prata, é necessário a contratação de um guia, que pode ser feito no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Cavalcante ou até mesmo no CAT da Comunidade dos Kalungas do Engenho ll (que fica no caminho).

Chapada dos Veadeiros-cachoeiras-turismo
Vale da Lua, um dos lugares mais místicos na Chapada dos Veadeiros.

Chapada dos Veadeiros precisa de guia

São inúmeros lugares pouco disputados. Mas vale lembrar que o roteiro preferido precisa ser cuidadosamente calculado, principalmente na questão de tempo. Muitas trilhas e caminhadas exigem um certo tempo, que acabam inviabilizando o resto do dia para outras visitas. Portanto, a orientação de guias e de pessoas que conhecem o local é sempre o melhor caminho.

“A chapada nos reserva lugares mágicos e inesquecíveis. A gente acaba criando roteiros de acordo com o gosto e o interesse dos visitantes. Temos todos os tipos de possibilidades, para que nosso hóspede encontre o que veio procurar nessa terra tão linda”, explica a advogada Gabriela Alcoforado, proprietária da Pousada Inácia, uma das principais hospedagens da região da Chapada e responsável pela criação de passeios exclusivos.

Confira outras sugestões que começam a ser procuradas pelos turistas da região que querem fugir dos grandes grupos. Lembre-se que as distâncias são calculadas com base na região da Pousada Inácia, localizada próxima a Fazenda São Bento, em Alto Paraíso.

Chapada dos Veadeiros-cachoeiras-turismo
Cânions da Chapada dos Veadeiros: obra de arte da natureza para quem quiser paz e tranquilidade.

Lugares mágicos em Chapada dos Veadeiros

Cachoeira do Abismo

O acesso se dá com 23 km de asfalto, 19 km de terra, trilha com grau médio a difícil, caminhada de 4 mil metros. Fica localizada na região da Vila de São Jorge. O ingresso para manutenção do local custa 10 reais.

Cachoeira do Segredo

Também localizada em São Jorge, o caminho da cachoeira leva 23 km de asfalto, 25 km de estrada de terra, com grau relativamente difícil, 7 km de caminhada. É destinada aos aventureiros de verdade. Também custa 10 reais.

Chapada dos Veadeiros-cachoeiras-turismo
Cachoeira do Abismo onde é possível nadar e se reconectar com as energias da natureza.
Flor d’Ouro

12 km de terra, trilha de grau fácil, 400 metros de caminhada. Moinho gratuito. Uma queda d’água pouco conhecida e com possibilidade de banhos.

Parque Nacional – Cânions

23 km de asfalto, 14 de terra. Trilha com grau médio a difícil e 5000 metros de caminhada. Está em São Jorge e a entrada é gratuita.

Chapada dos Veadeiros-cachoeiras-turismo
Cachoeira dos Anões, um pedaço do paraíso em Goiás.
Águas Termais

Você sabia que existe um poço com águas relativamente quentes dentro da Chapada dos Veadeiros. Para se chegar no local, você precisa enfrentar 23 km de asfalto, 27 km de terra de fácil acesso, 150 metros de caminhada. Fica próxima de São Jorge. A entrada custa 10 reais.

Cachoeira dos Anões

Com 22 km de asfalto saindo da Inácia e com 1 km de terra, o acesso possui ainda trilha com grau médio de dificuldade e 3 km de caminhada, no sentido Brasília. O valor cobrado é de 15 reais.

Chapada dos Veadeiros-cachoeiras-turismo
Cachoeira dos Cristais: água límpida para quem quer molhar os pés, mergulhar, olhar para o céu…
Cachoeira do Doutor e Gabi

Localizadas próximas de Alto Paraíso, as duas quedas d’água estão dentro da propriedade da pousada Inácia e são praticamente exclusivas, sem acesso do grande público. São cachoeiras com acesso rápido, a apenas 5 minutos dos chalés do hotel, que ainda oferece um serviço exclusivo de atendimento do restaurante L’Alcofa. O local é aberto tanto para hóspedes quanto para clientes do restaurante contemporâneo.

Cachoeira dos Cristais

É uma cachoeira com mais estrutura. Fica a 5 km de asfalto da Inácia, trilha de fácil acesso, 400m de caminhada. Há inclusive lanchonete e banheiros limpos no local. O custo é de 10 reais.

Veja também:

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *