Cidades brasileiras ideais para celebrar o Natal

Falta pouco para o Natal, época que a maioria das pessoas se prepara para viajar com a família. Muita gente prefere visitar parentes, mas há quem prefira conhecer cidades turísticas. Neste ano, o dólar flutuante e a situação econômica instável estimulam o turismo interno.

De acordo com a última sondagem do consumidor feita pelo Ministério do Turismo, 80,3% dos futuros viajantes planejam desbravar os destinos nacionais nos próximos meses. Para ajudar o viajante a escolher a cidade que mais se encaixa com seus gostos para passar esse Natal, o Guichê Virtual – startup líder na venda de passagens de ônibus no país – preparou uma lista com as 5 cidades ideais para curtir essa data.

Cidades com muitas opções

cidades-brasileiras-ideais-para-celebrar-o-natal-clube-das-comadres
Show de luzes no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Foto de Silvio Tanaka
1) São Paulo

A capital paulista tem uma série de eventos programados para o Natal, desde os jogos de luzes e água do Parque do Ibirapuera à gigante árvore de Natal. No Ibirapuera, há centenas de eventos, como corais, concertos e outras atrações. A iluminação de São Paulo também não deixa a desejar, as avenidas Paulista, Rebouças e Vergueiro sempre contam com um show especial de luzes.

cidades-brasileiras-ideais-para-celebrar-o-natal-clube-das-comadres-1
Ponto turístico de Curitiba, o Palácio Avenida, com um dos corais mais lindos do Brasil.
2) Curitiba

O Coral do Palácio Avenida, em Curitiba, é um dos eventos mais procurados da cidade. A tradição em ver as crianças cantando pelas janelas do edifício deslumbra todos que acompanham as apresentações noite após noite – sempre com repertórios diferentes. Além do coral, a cidade tem outros eventos em sua agenda de Natal, como feiras, exposições, concertos e outras diversas atrações.

cidades-brasileiras-ideais-para-celebrar-o-natal-clube-das-comadres-3
Natal Luz, em Gramado, onde acontecem muitas atividades natalinas.
3) Gramado

Gramado, na Serra Gaúcha, oferece aos visitantes o chamado Natal Luz, onde são realizadas mais de 500 apresentações entre shows, peças de teatro, desfiles e paradas. Tudo sobre a impactante decoração que ilumina toda a cidade.

cidades-brasileiras-ideais-para-celebrar-o-natal-clube-das-comadres-4
Presépio feito com micro lâmpadas, em Petrópolis, encanta o público. Foto de Evaldo Macedo/Divulgação
4) Petrópolis

Além da belíssima iluminação que conta com mais de um milhão de lâmpadas, a cidade oferece uma programação especial para essa época do ano. São peças de teatros, exposições, orquestras e corais. Próxima ao Rio de Janeiro, Petrópolis pode ser uma ótima opção para aqueles que não dispõem de muito tempo para viajar, sendo perfeitamente possível roteiros do tipo bate e volta.

cidades-brasileiras-ideais-para-celebrar-o-natal-clube-das-comadres-5
Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.
5) Rio de Janeiro

As festas de fim de ano no Rio de Janeiro são badaladas. Toda a cidade fica bem iluminada com luzes. Mas a grande atração é a árvore de natal iluminada da Lagoa Rodrigo de Freitas. Além disso, quem vai passar o Natal na Cidade Maravilhosa deve com certeza esticar a estada para o réveillon, um dos mais bonitos do mundo.