Feira gastronômica da Serra do Itaqueri, em SP

Treze municípios do interior de São Paulo se uniram para promover a  Feira Gastronômica da Serra do Itaqueri, realizada no dia 28 de novembro no Centro Universitário Senac de Águas de São Pedro. Clube das Comadres compareceu ao evento, onde foram apresentados pratos e bebidas típicas de cada uma das cidades da região. O objetivo é fortalecer a Serra do Itaqueri como polo turístico. Por lá, há mais de 30 atrações, como cachoeiras, corredeiras, esportes radicais e uma excelente culinária. Diversas fazendas abrem suas portas para receber os turistas que procuram conhecer a vida no campo.

feira gastronômica-serra do itaqueri- turismo
Público teve a oportunidade de conferir e degustar o melhor da culinária típica da Serra do Itaqueri.

O secretário estadual de turismo, Fabrício Cobra, prestigiou a feira gastronômica e reforçou a importância da união dos municípios para alavancar o turismo no interior do Estado. “São eventos como este que irão levar o turismo regional para a frente. No Estado de São Paulo, temos muita riqueza e um potencial gigante, que a capital, com toda sua potência, acaba escondendo. Um dos principais objetivos da nossa secretaria é mostrar mais este interior”, disse Fabrício Cobra. “A gente percebe aqui, com a junção das cidades, sabendo da crise que afetou muito empregos, que o turismo pode gerar crescimento e renda. A região turística da Serra do Itaqueri nos mostra que os 13 trabalhando em conjunto são mais fortes. Essa união fortalece, traz mais turistas”, reforçou.

feira gastronômica-serra do itaqueri- turismo
Representantes dos 13 municípios e o secretário estadual de turismo, Fabrício Cobra (terno azul) no encerramento da feira.

Cerca de 300 jornalistas, empresários e demais convidados foram recepcionados com música caipira de raiz, apresentada por uma orquestra de violeiros da região. Todos degustaram o menu preparado por cada um dos 13 municípios: Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha. A culinária é variada, da caipira à contemporânea. “Nessa união ganham todas as cidades. Em Brotas, recomendo aos turistas que visitem as cidades da região. E sei que o mesmo fazem os outros secretários de turismo dos municípios vizinhos”, disse Fábio Pontes, secretário de turismo de Brotas e presidente da Associação Serra do Itaqueri.

feira gastronômica-serra do itaqueri- turismo
Orquestra de violeiros que recepcionou os convidados com música caipira de boa qualidade.

Feira gastronômica: região de sabores

Um dos destaques foi o sorvete de queijo com calda de goiabada, da Especialeria, da cidade de Brotas. Combinação equilibrada do doce e o salgado. Ao degustar o sorvete, você encontra lascas de queijo. Hummmm, sensacional!

feira gastronômica-serra do itaqueri- turismo
Sorvete de queijo com calda de goiabada e crispy de provolone: pensa numa combinação perfeita!

Também fez sucesso entre os convidados o cupim casqueirado, servido com mandioca, arroz com bacon, patê de alho e torradas. Um prato tipicamente do interior paulista, preparado pelo restaurante Rei do Cupim, de Rio Claro, com sabores intensos.

feira gastronômica-serra do itaqueri- turismo
Cupim casqueirado com acompanhamentos: delícia típica de Rio Claro.

Clube das Comadres também provou e aprovou o medalhão de peixe servido com mandioca. Receita do Pesqueiro Paineira, de Santa Maria da Serra. Outro prato típico da feira gastronômica foi a coxinha de jaca. Um sabor diferenciado preparado pelo Evil Garage Bar, de Limeira. Além da boa comida, o que chamou a atenção foi a alegria dos comerciantes. Todos serviam os convidados com extrema atenção e entusiasmo.

feira gastronômica-serra do itaqueri- turismo
Coxinhas com recheio de jaca: sabor diferente para o salgado tradicional.