Mercadão de São Paulo, 85 anos de sabores

Compartilhe!

Inaugurado em 1933, o Mercado Municipal Paulistano, o Mercadão de São Paulo, comemora mais um ano de existência no dia 25 de janeiro. Mesma data em que a capital paulista celebra seus 464 anos. É um dos principais pontos turísticos e cartões postais da maior metrópole do país há 85 anos. Considerado o preferido entre os mercados públicos e a melhor escolha para encontrar produtos premium de qualidade.

Ao longo de mais de oito décadas, o Mercadão de São Paulo acompanhou as mudanças da capital paulista, diversificando suas atividades. Embora não tenha perdido sua principal função – de comercializar produtos alimentícios – o local se tornou uma importante referência em gastronomia na cidade.

Conta com mais de 12 mil metros de muita diversidade de produtos, preços variados, iguarias e temperos exóticos. E as refeições mais apreciadas pelos paulistanos. O local atrai não apenas os moradores da região como também visitantes dos quatro cantos do Brasil e turistas estrangeiros.

Mercadão de São Paulo - aniversário- gastronomia
Tradicional sanduíche de mortadela do Mercadão de São Paulo: gastronomia de qualidade.

Mercadão de São Paulo: pesquisa exclusiva

Pesquisa exclusiva, realizada pela Banca do Ramon, um dos empórios mais tradicionais do Mercadão de São Paulo, ouviu 1360 consumidores a fim de obter uma perspectiva da relação dos brasileiros com a alimentação atualmente.

O levantamento revela que, quando se trata de ingredientes mais exóticos ou gourmet, a principal referência dos entrevistados são os empórios especializados (52%) e supermercados (31%). O mais citado entre eles é o Mercadão de São Paulo, que lidera o ranking dos mercados públicos com 76% de preferência. Seguido, de longe, pelo Mercado Municipal do Rio de Janeiro (6,8%) e pelo Mercado Central de Belo Horizonte (6,6%).

Para a maioria dos entrevistados (62,5%) esses lugares se destacam, principalmente, pela variedade de produtos regionais e importados. E também pela qualidade dos produtos comercializados. A pesquisa também revela que mais de 70% dos participantes costumam acompanhar realities/talent shows culinários. 65% deles afirmam já ter tentado reproduzir em casa alguma receita ou ter buscado algum ingrediente exótico exibido nesses programas.

Mercadão de São Paulo - aniversário- gastronomia

Principais atrações do Mercadão

O local não é mais considerado apenas um centro de abastecimento. Com o passar do tempo se tornou um bem cultural de interesse histórico-arquitetônico da cidade. Reúne centenas de pessoas nos feriados e datas comemorativas para eventos e celebrações. Oferece pratos que fazem parte do cotidiano e da história da terra da garoa. Destacam-se o tradicional lanche de mortadela, o pastel de bacalhau o virado à paulista.

O mercado é ainda uma excelente opção para a compra de iguarias como bacalhau do porto, frutas de qualidade, nacionais e importadas. Além de azeites, petiscos como castanhas, nozes, e mais de uma centena de temperos diferentes.

Sanduíche de mortadela: reza a lenda que o farto lanche surgiu porque os funcionários do mercadão e abastecedores pediam um recheio caprichado. Hoje ele é vendido com cerca de 300 gramas de mortadela. E adicionado de itens variados como queijos, vinagrete e salada, conforme o gosto do freguês.

Bacalhau: com mercadorias embaladas a vácuo, que podem ser transportadas sem exalar qualquer odor e ainda ajudam a preservar melhor os alimentos, o Mercadão é, sem dúvidas, uma ótima opção para encontrar boas peças de bacalhau do porto.

Embutidos: essa área oferece uma larga variedade de queijos, presuntos e mortadelas para agradar todos os gostos. É possível encontrar marcas de alta qualidade e diferentes versões de cada produto.



Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *